domingo, 2 de setembro de 2018

Com Lula barrado, PT confronta Justiça Eleitoral

Partido manterá exposição de ex-presidente e não indicará Haddad imediatamente

Apesar da decisão do TSE, que, por 6 votos a 1, negou o registro da candidatura do ex-presidente Lula, o PT resiste a admitir que ele está fora da eleição e ainda não oficializou Fernando Haddad como o nome do partido à Presidência. A estratégia é usar os próximos dias de propaganda eleitoral para criticar a Justiça, fazendo de Haddad uma espécie de apresentador do programa. O plano do PT será discutido com o próprio Lula na cadeia, amanhã, em Curitiba.

Sem Lula, PT decide atacar veto do TSE

Partido manterá exposição de ex-presidente e não indicará Haddad imediatamente

Sérgio Roxo | O Globo

GARANHUNS (PE - Embora o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já tenha barrado a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT resiste a admitir que ele está fora da eleição e não pretende anunciar de imediato sua substituição pelo vice na chapa, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad. A estratégia é utilizar os próximos dias de campanha em rádio e TV para confrontar a decisão da Justiça Eleitoral e reforçar a exposição da imagem de Lula, como já ocorreu no primeiro dia de propaganda. Também quer usar este período para o que chama de “transição” do candidato inelegível para o nome que efetivamente estará nas urnas no dia 7 de outubro.

O plano será discutido amanhã, em Curitiba, com o próprio Lula, que receberá a visita de Haddad na prisão. Caso o próprio ex-presidente não altere o planejamento, o partido atuará em três frentes antes de anunciar Haddad. Além do uso ostensivo da imagem de Lula, o PT destinará seus dois minutos e 20 segundos de tempo no horário eleitoral para sustentar que o TSE descumpriu recomendação do Comitê de Direitos Humanos da ONU para que a participação de Lula na disputa fosse assegurada. A tese, contudo, foi rechaçada por seis dos sete ministros da Corte eleitoral, sendo adotada apenas pelo ministro Edson Fachin.

A legenda ainda vai usara propaganda para apresentar Haddad, desconhecido por parcela expressiva do eleitorado petista, especialmente no Nordeste. O PT tem dez dias para indicar um novo candidato. Se não fizera indicação, fica fora da eleição. A Justiça Eleitoral autorizou o partido a continuar a exibir programa no horário eleitoral mesmo antes de apresentar um novo nome, desde que Lula não seja apresentado como candidato e suas imagens não ocupem mais de 25% do tempo da propaganda. Ontem, Haddad manteve sua agenda se apresentando como vice. O ex-prefeito visitou Garanhuns (PE), cidade natal de Lula.

No local, gravou imagens para o programa eleitoral, fez uma caminhada no município e se encontrou com lideranças políticas da região. Mas resistiu o quanto pôde a se apresentar como o substituto. Haddad afirmou que o partido ainda buscará reverter a decisão contra a candidatura de Lula, com recurso ao STF. — Enquanto couber recursos, vamos usar todos os meios jurídicos disponíveis —disse. Pela manhã, ele foi a uma fazenda no município de Caetés, vizinho a Garanhuns, para fazer gravações. Lula nasceu em Caetés, que na época era um distrito de Garanhuns.

É O “ANDRADE”
Na saída da fazenda, o ex-prefeito de São Paulo visitou rapidamente parentes distantes do ex-presidente que vivem na cidade e ouviu questionamentos sobre a sua indicação para candidato. Vestido com um chapéu de vaqueiro, foi indagado por uma mulher:

— O Lula mandou votar em você?

— Mandou votar em nós, porque nós formamos uma chapa —despistou Haddad. À tarde, em Garanhuns, Haddad sentiu novamente na pele os efeitos do desconhecimento. Apesar de ter sido assediado para posar para fotos, viu eleitores chamá-lo de “Andrade” ou simplesmente não saberem quem caminhava pelas ruas da cidade ao lado do governador Paulo Câmara (PSB), candidato à reeleição. Na tentativa de apresentar Haddad, o locutor apelou: — Tem um ditado que diz: amigo do meu amigo é meu amigo também. Se Lula é nosso amigo, se é amigo de Paulo e é amigo de Haddad, Haddad também é nosso amigo. Antes, enquanto caminhava pelas ruas ao lado de Câmara, um homem gritava: —É o Andrade.

O estudante Lucas de Oliveira Ramos, de 19 anos, saiu do município de Águas Belas, a 80 quilômetros de Garanhuns, para participar do evento e conseguiu se aproximar dos políticos para fazer uma foto. Mas perguntou a pessoas de seu grupo quem era aquele ao lado de Paulo Câmara. — Como é mesmo nome desse rapaz? —indagava. Os programas desse período de transição devem seguir atônica do que foi exibido ontem na horado almoço. Num spot de 30 segundos que começaria a ser exibido na noite de ontem, eleitores aparecem vestidos coma faixa presidencial e falando em nome de Lula. No vídeo, o próprio vice veste uma máscara de papel com o rosto de Lula.

Nenhum comentário: