domingo, 7 de março de 2021

Jim Tankersley - Tática para retomada econômica geral é ajudar os mais pobres

- NYT / O Estado de S. Paulo

O plano de Joe Biden é mais do que uma proposta de estímulo. É uma declaração de sua política econômica – que captura o princípio que democratas adotaram na última década: a melhor maneira de estimular um crescimento econômico mais rápido é de baixo para cima.

A decisão de Biden de adotar essa abordagem está em total contraste com o ex-presidente Donald Trump, cujo esforço inicial no Congresso, em 2017, foi um pacote de redução de impostos que beneficiou amplamente as corporações e os americanos mais ricos. O plano de Biden traz benefícios diretos mais generosos para os americanos de baixa renda do que as rodadas de estímulo aprovadas no ano passado sob Trump, embora chegue em um momento em que as estatísticas econômicas e de vacinas contra o coronavírus sugiram que a economia geral está equilibrada para levantar voo. O plano está mais focado nas pessoas do que nas empresas e espera-se que ajude as mulheres e as minorias em particular, porque elas sofreram um grande baque na recessão pandêmica.

Pesquisadores preveem que o projeto pode se tornar uma das leis mais eficazes para combater a pobreza na última geração. O Centro de Pobreza e Política Social da Universidade de Columbia calcula que as disposições do plano, incluindo uma expansão generosa dos créditos fiscais para americanos de baixa renda com filhos, reduziriam a taxa de pobreza em mais de um quarto para adultos e cortariam a taxa infantil pela metade.

Tal como aconteceu com os projetos de estímulo de Trump, a nova legislação contém disposições destinadas a atacar o próprio vírus, como dinheiro para testes de covid e distribuição de vacinas. Mas também inclui elementos de antigas prioridades democratas que se aplicarão amplamente aos americanos de baixa renda, estejam eles financeiramente prejudicados pela pandemia ou não. Além dos créditos fiscais, o projeto de lei aumenta os subsídios para creches, amplia a elegibilidade para planos de saúde e expande auxílios para alimentação, aluguel e desemprego. Muitos economistas preveem que o aumento nos gastos do consumidor estimulará mais contratações e produção de negócios, ajudando a impulsionar a economia até sua taxa de crescimento anual mais rápida desde meados da década de 1980.

Analistas orçamentários avaliaram que o projeto de Biden, a exemplo da primeira grande legislação de Trump, pode acrescentar quase US$ 2 trilhões à dívida federal. Assim como Trump, Biden empregou um processo parlamentar que permite que seu projeto seja aprovado sem um único voto do partido oposto. Ao contrário de Biden, Trump buscou uma abordagem de cima para baixo para revigorar o crescimento econômico e salarial. Ele cortou impostos para corporações e outras empresas, ao lado de cortes nas taxas de impostos individuais de cima e abaixo no espectro de renda. Seus assessores previram que as medidas acelerariam significativamente o investimento empresarial e gerariam um boom econômico sustentado que, por sua vez, aumentaria a renda dos trabalhadores de baixa renda e da classe média, embora os benefícios diretos do projeto de lei estivessem desproporcionalmente concentrados nos ricos. O aumento sustentado do investimento não se materializou como previsto, mas os economistas em geral concordam que os cortes ajudaram a impulsionar temporariamente o crescimento econômico e salarial no ano seguinte a sua aprovação.

Na extremidade inferior do espectro de renda – e, em particular, entre as famílias negras e latinas – milhões de americanos ainda estão sentindo a profunda recessão. A economia continua com quase 10 milhões de empregos aquém de seu pico pré-pandêmico, com mulheres de todas as raças e homens não brancos lutando para recuperar o emprego perdido. (Tradução de Renato Prelorentzou)

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