terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

Cristina Serra: Nara, militares e o bolsonarismo

Folha de S. Paulo

Em plena ditadura, cantora disse: 'Esse Exército não serve para nada'

A entrevista do comandante da Aeronáutica, Carlos de Almeida Baptista Junior, à Folha ofende os fatos e a lógica. Baptista repete a ladainha de que "a política não entrará nos nossos quartéis" e que os militares sempre prestarão continência "a qualquer comandante supremo das Forças Armadas".

Para ser levado a sério, ele teria que explicar com clareza, não com ambiguidades e recados mal disfarçados, a nota intimidatória do ministério da Defesa à CPI da Covid no Senado e o tuíte do Alto Comando do Exército, publicado por Villas Bôas, em 2018, com ameaças ao STF, na véspera da votação do habeas corpus de Lula.

Bolsonarista raiz, Baptista compara a presença de militares no atual governo à atuação de acadêmicos nos mandatos de FHC e à de sindicalistas na era Lula. Cinismo ou ignorância?

Para dimensionar o necessário debate sobre o papel dos fardados na democracia, trago argumentos do historiador Manuel Domingos Neto, um dos maiores estudiosos do tema no Brasil, em artigo publicado no portal "A Terra é Redonda". O professor toca num dos nervos centrais da questão: a dependência tecnológica das nossas FAs de fornecedores de armas e equipamentos "que não defendem o Brasil, mas reforçam o poderio de potências imperiais".

Sem romper essa dependência, o que esperar dos militares quando —e se— voltarem aos quartéis? Segue Domingos Neto: "Formar novos Bolsonaros, Helenos, Villas Bôas, Pazuellos, Etchegoyens ou coisa pior?". Continuarão os homens armados a arrogar-se a condição de "pais da pátria", "estigmatizando os que lutaram por mudanças sociais?". Manterão suas "operações de garantia da lei, que beneficia os de cima, e da ordem, que massacra os de baixo?".

Para ampliar a discussão, sugiro ainda a série "O Canto Livre de Nara Leão", que resgata momento de luminosa coragem da cantora. Em plena ditadura, ela diagnosticou sem meias palavras: "Esse Exército não serve para nada". Nara, atualíssima, cinco décadas depois.

Um comentário:

ADEMAR AMANCIO disse...

Só serve para dar gasto.