terça-feira, 13 de setembro de 2022

Thomas Traumann - Nova pesquisa Ipec dá fôlego a plano lulista de tentar vitória no primeiro turno

O Globo

Campanha do ex-presidente quer reforçar sentimento antibolsonarista nas últimas semanas até a eleição

Os dois pontos percentuais que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu na nova pesquisa Ipec/TV Globo deram fôlego ao plano do PT de tentar vencer a disputa no primeiro turno. Na nova sondagem, Lula tem 46% das intenções de votos estimulados, o que daria 51% dos votos válidos (quando não são contados bancos e nulos e os eleitores que se dizem indecisos). É uma vitória na margem de erro, mas é mais do que o registrado nas outras empresas de prestígio. Não é um plano simples. Nunca um candidato de oposição venceu eleição presidencial no primeiro turno.

O dado da pesquisa Ipec mais comemorado pelo campo lulista foi que as comemorações político-militares do 7 de Setembro não deram impulso ao presidente, ao contrário do que sugeria a pesquisa Datafolha divulgada no dia seguinte. Além de Bolsonaro ter se mantido nos 31% da semana passada, o Ipec mostrou que a aprovação ao governo oscilou negativamente de 25% para 23%, enquanto a reprovação variou de 43% para 45%. No Ipec, a porcentagem de quem rejeita a maneira de Bolsonaro governar também oscilou para cima, de 57% para 59%.

O alvo principal da ofensiva lulista pelo primeiro turno são os eleitores de Ciro Gomes, que no Ipec estacionou nos 7% de intenções de voto. De acordo com a sondagem, 52% dos eleitores de Ciro dizem que ainda podem mudar seu voto.

A campanha lulista vai usar os novos números para transformar as últimas três semanas antes do primeiro turno em um movimento que seja mais antibolsonarista do que exclusivamente petista. Faz parte dessa tática o anúncio do apoio da ex-candidata a presidente Marina Silva. Com o apoio da ex-ministra de Meio Ambiente, cinco dos candidatos a presidente adversários de Jair Bolsonaro em 2018 estão apoiando Lula: Fernando Haddad, Geraldo Alckmin, Guilherme Boulos, Henrique Meirelles e, agora, Marina Silva.

4 comentários:

Anônimo disse...

O IPEC antigo ibope , vai pelo mesmo caminho do seu antigo nome, que de tanto comer te falcatruas eleitorais em suas pesquisas teve que fechar as portas dar um tempo e se transformar no Instituto IPEC diferente, mas com as mesmas práticas fraudulentas
Esses erros propositais, constituem uma verdadeira fraude eleitoral não sujeita punição
A população já está vacinada ninguém acredita mais.
Nas manifestações de sete setembro, quando milhões e milhões de pessoas foram às ruas em todo Brasil, dera um amostra do que vai acontecer nas eleições
Preparem as narrativas, presidente reeleito!

Anônimo disse...

Os 2 institutos de pesquisa mais respeitados do país têm mostrado pesquisas muito parecidas ao longo dos 2 últimos meses: Lula com pouco menos da metade das intenções de voto, Bolsonaro com pouco menos de 1/3 das intenções. Quase nada mudou no eleitorado. O colunista tem razão na sua análise! A chance da vitória de Lula no primeiro turno está se ampliando.

Anônimo disse...

Eu achei que essa fantasia de primeiro turno já tinha sido descartada por vocês, inclusive vários jornalistas já deram conta da impossibilidade da eleição no primeiro turno há muito tempo, a cúpula do PT já sabe, mas fica jogando essa isca pra ver se pega o voto útil, só que não vai colar,
não vai dar certo
São resultados fabricados, outros institutos mostraram um vitória do Bolsonaro ou empate técnico
No dia 7 de setembro o eleitor deu uma pequena amostra do que vai acontecer nas eleições
Prepare as narrativas, presidente reeleito

ADEMAR AMANCIO disse...

Todos contra o Bozo,coitado.Desejo que ele perca e seja feliz com sua família.