Filha de Salvador Allende torna-se a primeira mulher a presidir o Senado do Chile
Felipe Vargas do El Mercurio
SANTIAGO - A senadora do Partido Socialista Isabel Allende tornou-se nesta terça-feira a primeira mulher a presidir o Senado do Chile. Em seu discurso de posse, ela destacou a importância de seu novo cargo, o fato de ser a mulher que vai colocar a faixa presidencial em Michelle Bachelet e recordou seu falecido pai e ex-presidente, Salvador Allende.
— O Chile terá uma presidente que foi a primeira a chegar a um alto cargo e que volta à Presidência com apoio esmagador dos chilenos. A imagem histórica de duas mulheres ocupando simultaneamente os dois cargos mais importantes do Estado vai viajar o mundo — disse ela.
Isabel afirmou que seu pai, quem ocupou o mesmo cargo entre 1966 e 1969, assumiu com lealdade e responsabilidade a condução política do Senado.
— Por isso, quero prestar uma homenagem ao meu pai e a todos aqueles que entregaram as suas vidas e lutaram para restaurar a democracia.
A senadora reafirmou seu compromisso de trabalhar para avançar com o programa e as reformas estabelecidas pela chefe de Estado:
— Espero contribuir no Senado para introduzir as profundas mudanças que foram desenhadas no programa de Michelle Bachelet, que apontam para um Chile mais participativo e mais justo.
Fonte: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário