quinta-feira, 13 de outubro de 2022

Luiz Werneck Vianna* - A hora é agora

Estamos em situação de risco, tenta-se fechar o cerco contra a nossa democracia e suas instituições, seus inimigos já detém posições fortes no Legislativo com que pretendem alvejar no que sempre foi seu inimigo principal, a Constituição, ferindo de morte o Poder Judiciário que a garante. Derrotar no segundo turno as hostes fascistas é a missão sagrada que recebemos do que há de melhor em nossa história, obstando a conquista do Poder Executivo por elas. Contamos para esse combate com a liderança de Lula, que heroicamente, com sabedoria, coragem e prudência, nos conduz nessa luta contra o dragão da maldade que intenta desviar nossa sociedade dos ideais civilizatórios que a animam a fim de nos liberar das nefastas heranças que recebemos da escravidão e do latifúndio.

Sabemos pelas pesquisas dos centros especializados que do nosso lado marcham os humilhados e os ofendidos, os que sobrevivem na pobreza extrema, as mulheres, vítimas do nosso patriacarlismo secular, e a imensa legião de brasileiros mantidos à margem da nossa sociedade. Sabemos, ainda, que conosco estão nossos cientistas, nossos intelectuais e melhores artistas, nossos juristas de escol, e grandes personalidades da vida pública, como Fernando Henrique e tantas outras.

A vitória não nos pode escapar das mãos se mantivermos seguros o leme que nos trouxe até aqui, ampliando a cada dia nossas alianças, com atenção redobrada para que não nos falte nenhum voto no dia das eleições, a abstenção é o último recurso de que dispõe os inimigos da democracia. Não foram pequenas as vitórias que temos colhido ao longo da nossa resistência à escalada do fascismo, uma das principais foi o das eleições seguras e confiáveis pelo sistema das urnas eletrônicas, e será nelas que sepultaremos o fim dos nossos infortúnios. Tudo pela conquista do voto, vencer o desafio das ruas com manifestações massivas, pois falta pouco para libertar a sociedade dos seus algozes.

É preciso estar consciente de que o drama que aqui vivemos não diz respeito somente a nós, ele tem alcance mundial nessa hora de ameaças de uma guerra entre todos em que já se cogita de uma hecatombe pelo uso do arsenal nuclear. Derrotar o fascismo aqui importa a retomada das nossas tradições diplomáticas em defesa da paz, mais uma trincheira de defesa para os organismos mundiais que atuam em favor de um mundo governado por direitos.

*Luiz Werneck Vianna, Sociólogo, Puc-Rio

6 comentários:

Anônimo disse...

Como você pode falar em Deus, missão divina e falar em Lula que é um cidadão desqualificado, e que a sua conduta vai contra todos os ensinamentos cristãos a começar por não roubarás nos 10 mandamentos
O Lula e sua gangue roubou o Brasil e os brasileiros de forma profunda, tirando recursos vitais para a saúde pública, segurança , educação , tirando emprego , tirando a esperança de uma nação assaltada de forma vil e traiçoeira
O brasileiro vai reeleger Bolsonaro!
O Lula ladrão nunca mais , ele precisa voltar para a prisão para terminar de cumprir a sua pena de mais de 20 anos por corrupção e lavagem de dinheiro e por ter traído o povo brasileiro enquanto presidente da república

Berthier disse...

Comentário Anônimo?
Por que a preocupação meu caro?

Pablo De Las Torres disse...

Anônimo. Creio que esse blog não seja para seu perfil. O título do blog já mostra que ler os artigos daqui vai ser um ato seu de masoquismo. Por fim, Lula não pode terminar de cumprir algo que foi indevido. Não use termos que o autor não usou como "missão divina".

Anônimo disse...

O Pablo tem total razão. O papagaio bolsonarista que iniciou os comentários tradicionalmente aponta alguma ideia do colunista, e às vezes até inventa uma, para descarregar sua "argumentação" bolsonarista e antilulista ou antipetista, muitas vezes pouco relacionada ao conteúdo da coluna. Neste blog, realmente quase todas as "ideias" do tal anônimo vão ser contrariadas pelos colunistas, escolhidos pelo blog entre jornalistas e comunicadores sabidamente democráticos e "progressistas/reformistas". Cada um gasta o seu tempo como achar melhor, mas é mesmo muito estranho na época da eleição o blog começar a ser visitado por um bolsonarista de carteirinha, que certamente não tem interesse em política democrática, e se tivesse, não poderia ser miliciano bolsonarista e mentiroso como se mostra tão frequentemente.

Fernando Carvalho disse...

Boa, Werneck! Por falar em Fernando Henrique Cardoso, o boçal diz para quem quiser ouvir que a ditadura de 64 devia ter matado 30 mil pessoas inclusive FHC. Estou chocado com a força da propaganda do boçal. Já vi um vídeo de um padre com cara de locutor da TV Globo pedindo votos para o boçal. Outro vídeo feito por profissionais de uma moça de verde e amarelo pedindo votos para o boçal. E hoje um vídeo de um idiota dizendo que Lula vai governar inspirado no ódio (o Gabinete do Ódio é do Carluxo). E que já está tudo combinado com o Xi Jinping, Cuba, Chile, Venezuela etc. O Brasil de Lula vai ser governado pelos chineses. O fascismo é uma saída para o capitalismo. Mas já foi tentado no começo do século XX. Nos dias de hoje na ausência de um Mussolini ou de um Hitler, o capitalismo apela para Trump e Bolsonaro. Mas não passarão!!! No pasarán!!! Ils ne passeront pas!!! They shall not pass!!!

ADEMAR AMANCIO disse...

Artigo excelente.