sábado, 22 de outubro de 2011

Sociólogo "demite" ministra da Cultura

Emir Sader ainda anunciou que a substituta era a deputada Jandira Feghali

Horas antes de a presidente Dilma Rousseff dar um voto de confiança ao ministro do Esporte, Orlando Silva, uma nova polêmica havia se instalado na Esplanada dos Ministérios. Em seu perfil pessoal no microblog Twitter, o sociólogo Emir Sader disparou que a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, tinha sido demitida do cargo. A pasta, no entanto, negou.

Cotado para presidir a Fundação Casa de Rui Barbosa, órgão ligado ao Ministério da Cultura, Emir não chegou a assumir o posto. Após classificar Ana de Hollanda como "meio autista" em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo no começo do ano, Sader foi substituído antes de tomar posse.

Na tarde de ontem, o sociólogo ainda tuitou que a "nova ministra" era a deputada federal Jandira Feghali (PC do B-RJ). Com isso, o partido perderia o Ministério do Esporte.

Ministério pode ser usado como moeda de troca

Ao tomar conhecimento da repercussão das declarações de Sader, Jandira postou em seu perfil no Twitter uma mensagem direcionada a ele, informando que se tratava de uma mentira. A parlamentar afirmou ainda que o PC do B estava "unido" em torno de Orlando Silva. Em seguida, o sociólogo publicou o apelo no microblog: "Jandira pede pra dizer que ela é Orlando e não está em articulação nenhuma".

Segundo a versão online do jornal O Globo, caso sejam confirmadas as especulações de que Orlando deixará realmente o cargo depois das denúncias de desvio de verbas, o Ministério da Cultura (MinC) deverá ser usado como moeda de troca com o PC do B para manter o partido na base do governo.

Interlocutores apontam dois nomes do partido como possíveis substitutos para Ana de Hollanda: a própria Jandira Feghali e a também deputada federal Luciana Santos (PE).

Em nota, a assessoria do Ministério da Cultura negou as especulações. "O Ministério da Cultura informa que em nenhum momento houve contato do Palácio do Planalto no sentido da saída ministra Ana de Hollanda da pasta. Tampouco a ministra colocou o seu cargo à disposição", declarou a assessoria.

FONTE: ZERO HORA (RS)

Nenhum comentário: