sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Em Recife, PSB e PSDB devem ir ao 2º turno


A última pesquisa Datafolha na capital pernambucana indica que Geraldo Júlio (PSB), com 41% das preferências, terá o tucano Daniel Coelho, com 26%, como adversário. Humberto Costa (PT) aparece com 16%. Em São Paulo, institutos dizem que não é mais possível garantir que Celso Russomanno (PRB), em queda acentuada, passe ao 2º turno.

Em Recife, cenário de 2º turno com PSB e tucano

Geraldo Júlio lidera com 41%, seguido por Daniel Coelho (PSDB) com 26%; petista cai ainda mais e tem 16%

Letícia Lins

Recife O candidato do PSB à prefeitura de Recife, Geraldo Júlio, tem 41% das preferências do eleitorado da capital pernambucana, segundo a mais recente pesquisa Datafolha/TV Globo, divulgada ontem. Liderando a Frente Popular, formada por 14 partidos, foi quem mais cresceu durante a campanha: 34 pontos percentuais desde julho, quando tinha apenas 7%. Em relação à pesquisa anterior, porém, perdeu um ponto. Daniel Coelho (PSDB) cresceu quatro pontos e está em segundo, com 26%; o senador petista Humberto Costa voltou a cair, desta vez um ponto, e aparece em terceiro, com 16%.

Apesar da ascensão de Geraldo Júlio, os números indicam que ele pode não ter fôlego para vencer no primeiro turno, frustrando a expectativa do Palácio do Campo das Princesas, que esperava definir o pleito neste domingo. Os dois cenários pesquisados pelo Datafolha, num eventual segundo turno, indicam, porém, que ele derrotaria Coelho e Costa.

Coelho foi o único candidato que só cresceu. Entrou na disputa com 8% (julho), passou para 12% (agosto), 19% e 22% (setembro), até chegar a 26%.

O Datafolha ouviu 1.277 pessoas dias 2 e 3 de outubro. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.

Socialista ganharia 2º turno

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Pernambuco com o número 00216/2012. Segundo a pesquisa, 5% votariam em branco ou anulariam o voto, enquanto 4% não souberam responder. Três candidatos - Edna Costa (PPL), Jair Pedro (PSTU) e Roberto Numeriano (PCB) - aparecem com 1%. Douglas Sampaio (PRTB), que entrou por último na disputa porque o candidato titular teve o registro cassado pela Justiça Eleitoral, não pontuou.

Fazendo campanha praticamente sozinho e bastante conhecido no estado - onde já foi deputado estadual, secretário estadual, vice-governador e governador - José Mendonça Filho (DEM) entrou na disputa com 22%. Desde então, caiu 18 pontos e está na quarta colocação, com 4%.

Segundo a pesquisa, no segundo turno Geraldo Júlio teria 59% contra 29% de Humberto Costa. Se a disputa for entre o socialista e o tucano, os números mudam, mas Geraldo Júlio ganharia a disputa com 52% a 37%.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: