PT e PSDB se unem no
final da campanha para atacar o líder das pesquisas Celso Russomanno (PRB) em
razão de sua proposta de tarifa proporcional de ônibus. Oito mil cabos
eleitorais petistas e 1,5 mil da coligação tucana tentarão convencer moradores
de bairros da periferia de SP de que Celso Russomanno "vai aumentar a tarifa
de ônibus para quem mora longe do centro". O PT vai distribuir 400 mil
folhetos com críticas à proposta.
Aliados de Serra e
Haddad fazem "blitz" contra Russomanno
Quase 10 mil cabos eleitorais vão às ruas bombardear plano do candidato do
PRB de criar tarifas diferenciadas de ônibus
Diego Zanchetta , Bruno Boghossian
Oito mil cabos eleitorais do PT e 1.500 da coligação do PSDB receberam a
missão de abordar moradores da periferia e tentar convencê-los de que o
candidato Celso Russomanno (PRB) "vai aumentar a tarifa de ônibus para
quem mora longe do centro". A blitz que une partidários do petista
Fernando Haddad (PT) e do tucano José Serra (PSDB) é a aposta para tentar
reverter o voto em Russomanno nos extremos leste e sul de São Paulo.
Cada campanha de vereador do PT também está orientada a atacar a promessa do
rival que propõe tarifa diferenciada, de acordo com a distância percorrida.
Estão sendo distribuídos nos próximos três dias 400 mil folhetos da campanha de
Haddad que atacam a proposta de Russomanno. No extremo sul, o vereador Milton
Leite (DEM), ligado a cooperativa de perueiros e integrante da coligação de
Serra, orientou sua equipe de 1.500 "visitadores" a apontar os
problemas da proposta de passagem progressiva apresentada por Russomanno.
Um dirigente petista afirma ter distribuído "muita gente" em
Cidade Tiradentes, M"Boi Mirim, Guaianases. Uma das táticas, afirma, é
colocar nas ruas "pessoas do partido que tentam puxar o assunto da
promessa (de Russomanno) de forma espontânea", na fila do supermercado,
dentro dos ônibus e do Metrô. Cada cabo eleitoral petista recebe cerca de R$
800 por mês.
Além do trabalho nos bairros mais distantes do centro, a ordem dentro da
campanha é para que todo o material novo de propaganda que for confeccionado
pelos vereadores nesses últimos dias tenha a foto de Haddad.
Em regiões da zona leste como Itaquera e Jardim Pantanal, a proposta de
Russomanno era comentário entre comerciantes na tarde de ontem. "Não vou
votar para ninguém do PT. Mas também não dá para votar num cara que vai
aumentar a passagem desse jeito", afirmou o vendedor de sucos naturais
Jair Polo, de 51 anos, morador de Itaquera que havia colocado cartaz de
Russomanno em seu pequeno comércio na Rua Sabbado D"Angelo.
Outra ordem dentro da campanha petista é para que todo material novo de
propaganda que for confeccionado pelos vereadores nesses últimos dias de
campanha deve ter foto de Haddad em "tamanho bem visível".
Na zona sul, Milton Leite comanda a operação contra Russomanno. A campanha
do vereador é uma das maiores entre 1.227 candidatos a vereador na capital.
"Meu pessoal fala com os eleitores sobre a proposta da passagem
progressiva do Russomanno e mostra que a população que mora mais longe vai
pagar mais caro para andar de ônibus. Isso derruba ele", disse Milton
Leite. O vereador do DEM diz que recebeu uma orientação da coordenação de
campanha de Serra para desconstruir a imagem e as propostas de Russomanno. Os
tucanos não confirmam que tenham feito recomendações específicas aos cabos
eleitorais de sua coligação.
Fonte: O Estado de S. Paulo
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