- O Globo
O prédio da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro ( Firjan), no Centro do Rio, foi alvo de atos de vandalismo ontem de madrugada. Manifestantes jogaram tinta vermelha na fachada do prédio, que está pintado de verde e amarelo, e picharam a inscrição “Dilma Fica”. As unidades do Serviço Social da Indústria ( Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial ( Senai), em Laranjeiras e na Tijuca, também foram pichadas.
Em nota, a Firjan criticou as pichações e defendeu a livre manifestação de pensamento como parte da democracia. “O debate de ideias é o que há de mais saudável numa sociedade pluralista e inclusiva. É onde repousam a beleza e a força da democracia reconquistada no Brasil. Cabe à sociedade, independentemente de diferenças de opinião, lutar para preservála acima de qualquer interesse pessoal ou partidário.”
Segundo a Firjan, que é favorável ao impeachment da presidente Dilma, as fachadas ganharam as cores verde e amarela, há duas semanas, “para estimular a união nacional em torno do futuro do país”. A entidade disse em seu site que defende a livre expressão, mas repudia o vandalismo. “O país vive um momento delicado e reações inflamadas não contribuem para a importante discussão em curso atualmente”.
A entidade registrou boletim de ocorrência na 4 ª DP, no Centro do Rio de Janeiro, e divulgou imagens de suas câmeras de segurança que mostram os vândalos em ação.
A entidade defende a necessidade de mudanças para o fortalecimento da democracia. “A democracia sempre vencerá o vandalismo”, diz a Firjan.
Nenhum comentário:
Postar um comentário