quinta-feira, 14 de março de 2013

La vem o Patto! – Urbano Patto

É muito reveladora da essência das instituições a forma como elas escolhem aqueles que a dirigem. A eleição do novo papa é um exemplo fantástico.

Um universo de mais de um bilhão de católicos espalhados pelos cinco continentes fica a vigiar uma chaminé para saber quem os 115 cardeais, que por sua vez foram escolhidos por um único homem, vão escolher para ser o chefe supremo e inquestionável de sua igreja. Tudo no mais absoluto segredo, num ritual bonito, pomposo e meticuloso. Um espetáculo!

Independentemente se é religião, política, esportes, família ou qualquer outra atividade coletiva, quanto mais as relações interpessoais e institucionais sejam assentadas em dogmas, e quanto mais profundos e inflexíveis eles sejam, menor é possibilidade de que Democracia seja utilizada como meio de construção da vontade majoritária e da escolha do depositário do comando.

O livre-arbítrio e a racionalidade, conjugados com a tolerância e o diálogo, não são características que favorecem as instituições sustentadas em dogmas. Mesmo com as transformações auto-impingidas para se adequar às mudanças dos tempos, prática na qual a igreja católica é expert, o que irremediavelmente tem acontecido são os cismas, as revoluções, as brigas, os rachas, e por vezes, guerras e carnificinas.

As instituições dogmáticas, via de regra, também criam e dependem de mitos e da personalização do poder. Dizem que o dogma nunca se explica, mas quem o verbaliza e representa é tão absoluto e infalível quanto ele, não importando se o ungido porta-se com humildade ou prepotência, se cochicha ou se grita, se prega num templo ou discursa num palanque. Sempre necessitam de um papa, de um ayatolá, de um xamã, de um guia genial dos povos, de um ídolo insubstituível, de um líder infalível.

Aos seguidores, aos fiéis, aos adeptos, e esses são, reveladoramente , os nomes usados para os que se colocam na base dessas instituições, cabe venerar e seguir sem questionar as regras e palavras do supremo - seja lá que título ostentar.

Urbano Patto é Arquiteto-Urbanista, Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional, Secretário do Partido Popular Socialista - PPS - de Taubaté e membro Conselho Fiscal do PPS do Estado de São Paulo. Comentários, sugestões e críticas para urbanopatto@hotmail.com

Nenhum comentário: