terça-feira, 22 de maio de 2012

UFF adere à greve que já paralisa 42 universidades federais do país

Professores da UFRJ decidem hoje à tarde se ingressam no movimento

Sérgio Ramalho

Professores da Universidade Federal Fluminense (UFF) entram em greve hoje de manhã. A decisão de aderir ao movimento que já paralisou as atividades em 42, o correspondente a 74%, das 59 universidades federais do país, foi tomada em reunião na semana passada, mas anunciada apenas ontem. A UFF conta com 86 cursos de graduação presencial em unidades instaladas em nove municípios do estado, onde estudam cerca de 32,7 mil alunos.

No dia em que a UFF paralisa suas atividades, professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promovem assembleia para definir se irão integrar o movimento. A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Unirio já estão em greve desde sexta-feira passada.

A paralisação foi iniciada na última quinta-feira, com a adesão de professores de 29 instituições federais de ensino - 27 universidades e dois institutos -, segundo a Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior (Andes). A categoria pleiteia carreira única, com 13 níveis de remuneração e variação de 5% entre estes níveis, incorporação das gratificações e percentuais de acréscimo relativos à titulação e ao regime de trabalho.

De acordo com Aloísio Porto, do Comando de Greve da Andes, com o atual plano o professor precisa atuar por quase 30 anos para alcançar o topo da carreira. A insatisfação da categoria, segundo o sindicalista, explica a adesão ao movimento, que levou ontem à paralisação das atividades na Universidade de Brasília (UnB), da Federal de Juiz de Fora (UFJF) e da Federal do Pampa (Unipampa).

O Ministério da Educação informou, em nota, que uma medida provisória, publicada no Diário Oficial no último dia 14, assegurou o reajuste à categoria de 4% retroativo ao mês de março, além das gratificações específicas do magistério superior e de atividade docente do ensino básico, técnico e tecnológico. Com relação ao plano de carreira dos professores e dos funcionários das universidades federais, ainda segundo a assessoria de imprensa, a negociação prevê sua aplicação somente a partir de 2013.

FONTE: O GLOBO

Um comentário:

Anônimo disse...

COMO SE NÃO BASTASSE TODO O TRANSTORNO OCASIONADO PELA GREVE, AS INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS PARA INSCRIÇÃO PRESENCIAL SÃO DÚBIAS, POIS INICIALMENTE INFORMA QUE ESTÁ SUSPENSA E ORIENTA A ACOMPANHAR O CALENDÁRIO, E NO CALENDÁRIO MANTÉM A MESMA DATA INFORMADA DE ESTAR SUSPENSA, POR CONTA DA GREVE. UM ABSURDO!! ME ARRANJA UM EMPREGO DESSES!! EU FICARIA MUITO SATISFEITA EM SER PROFESSORA DA UFF, E ME MANTERIA SATISFEITA COM TUDO QUE ELA OFERECE E AINDA ME COMPROMETERIA EM JAMAIS FAZER GREVE!!!! FICA O MEU PROTESTO PELA PÉSSIMA ORGANIZAÇÃO DE VOCES!!!