terça-feira, 22 de maio de 2012

Raul Jungmann cobra dados à PCR

O ex-deputado e pré-candidato a prefeito do Recife, Raul Jungmann, protocolou ontem um pedido de informação na prefeitura baseado na Lei de Acesso a Informação. Na pauta de Jungmann, estão esclarecimentos a respeito de cargos comissionados da prefeitura, contratos de servidores terceirizados, repasses de verbas de convênio firmados com as esferas Estadual e Nacional, dispensas de licitação, convênio com ONGs e até a viagem do prefeito a Madri em junho de 2011, que, segundo alega o documento, teria sido paga com dinheiro público.

Jungmann explica que sua intenção com o pedido de informação é abrir a “verdadeira caixa-preta que é a prefeitura”. O ex-deputado federal contou que possui uma equipe que constantemente tenta conseguir informações sem sucesso, seja pelo site ou consultando diretamente os órgãos. “É inacreditavelmente não transparente. A prefeitura é uma sonegadora de informações de um anacronismo medieval”, disparou Jungmann.

O pós-comunista disse, ainda, que acredita que a prefeitura vá tentar, de alguma forma, burlar a Lei não respondendo diretamente o que foi solicitado. “Questionamos pontos como as dispensas de licitação e os comissionados. Os próprios vereadores, que tem essa responsabilidade de fiscalizar não conseguem essas informações”, disse, completando que, caso não haja resposta, ele pretende acionar judicialmente os responsáveis por improbidade administrativa.

Através da assessoria de imprensa, a Prefeitura do Recife informou que vai atender todas as informações solicitadas dentro prazo determinado pela Lei de Acesso a Informação, que é de 20 dias prorrogáveis por mais dez. A PCR esclarece, ainda, que as informações serão encaminhadas pelos órgãos da administração municipal responsáveis por cada uma das questões levantadas.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: