quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Política - Cláudio Humberto

Para impedir debandada
O pré-candidato a presidente Eduardo Campos (PSB) decidiu entregar os cargos do PSB no governo federal para se livrar da pressão do Planalto, que ainda pretendia seu apoio à reeleição da presidente Dilma, e principalmente para impedir a debandada de aliados, que ameaçavam embarcar na candidatura de Aécio Neves (PSDB). O ultimato do PPS, revelado nesta coluna, expira nesta sexta-feira (20). A demora de Eduardo Campos dificultou negociações para filiar ao PSB, até o prazo fatal de 5 de outubro, candidatos para 2014. O PSB elabora documento, que dever ser entregue a Dilma, colocando os cargos à disposição, mas sem anunciar ainda saída da base aliada. O governador capixaba Renato Casagrande ponderou na reunião se o PSB não deveria "esperar um pouco mais" para entregar os cargos. Além do Ministério da Integração Nacional e da Secretaria dos Portos, o PSB possui atualmente cerca 15 cargos no governo Dilma.

Confusão anunciada
O dia de hoje será emocionante, no Supremo Tribunal. O ministro Joaquim Barbosa (foto) não deixará barato eventual decisão do colega Celso de Mello que possibilite aos mensaleiros rever ou reverter suas penas. Há advogados militantes em tribunais de Brasília apostando que a capitulação do Supremo, ante os mensaleiros, pode levar à renúncia indignada, além de Joaquim Barbosa, do ministro Gilmar Mendes.

Não anda
Não será em 2013, como estava programado, e talvez nem mesmo em 2014 a inauguração no novo prédio da União Nacional dos Estudantes, no Rio, no lugar da sede incendiada pela ditadura, em 1964. Lula deu R$ 30 milhões e lançou a pedra fundamental em 2010, Oscar Niemeyer doou o projeto de 13 andares, mas a obra não anda, e a UNE não explica por quê, após diversos contatos da coluna com sua assessoria.

No bolso
A UNE enricou e pela primeira vez na história não foi às ruas protestar contra os escândalos de corrupção da era Lula, inclusive o mensalão.

Subjetividades
O assessor argumentou que a coluna é "muito irônica" e contestou a acusação de aparelhamento da UNE: "É uma questão subjetiva".

Palestras
A Cia. Nacional de Abastecimento (Conab), do Ministério da Agricultura, dispensou licitação para contratar as palestras "Como montar uma tropa de elite" e "Como conquistar o Everest". São "motivacionais", dizem na Conab. Mas não motiva o custo da brincadeira: R$ 43,7 mil.

Oportunidade
A decisão do PSB de entregar os cargos que ocupa no governo Dilma levou o presidente do Senado, Renan Calheiros, a crescer o olho. Ele já articula indicações para os ministérios da Integração e dos Portos.

Vai pegar fogo
O líder do PDT, André Figueiredo (CE), convidou a bancada para café da manhã hoje para "discutir" as denúncias de corrupção da turma do ex-ministro Carlos Lupi no Ministério do Trabalho. Ele é um dos chefes do esquema, segundo o ex-ministro Brizola Neto.

Frase
"Isto aqui não é tribunal para ficar assando pizza, nem é bolivariano" -
Ministro Gilmar Mendes (STF) sobre a pressão mensaleira para tudo acabar em pizza

Dupla sertaneja
O cantor Zé Rico (da dupla com Milionário) filiou-se ao PMDB de Goiás, onde o empresário Júnior do Friboi é candidato a governador. Os dois têm tudo para forma uma nova dupla, em 2014: Bilionário e Zé Rico.

Sinal amarelo
Ainda não apertaram o botão do pânico, mas setores de Inteligência do governo temem confrontos nas manifestações em Brasília, após o voto do ministro Celso de Mello, no julgamento do mensalão.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: