sábado, 25 de abril de 2015

PSDB na Câmara disposto a dar início ao impeachment

• Carlos Sampaio, líder da bancada, diz que pedido pode ser protocolado já na semana que vem

Maria Lima – O Globo

BRASÍLIA - Causou mal-estar na cúpula do PSDB o tom usado ontem pelo líder do partido na Câmara, Carlos Sampaio (SP), ao anunciar que a bancada poderia se adiantar e apresentar, já na semana que vem, um pedido de abertura de processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff por crime de responsabilidade, por conta do escândalo da Petrobras e das pedaladas fiscais. Nos últimos dias, o senador Aécio Neves (MG), presidente da legenda, anunciou que uma decisão nesse sentido só seria tomada com a unidade do partido e com fatos configurados.

- Vamos levar ao Aécio um convencimento - disse Sampaio à rádio CBN: - Entendemos que o partido tem seu tempo, mas a bancada, que deve ser a protagonista desse processo, também tem o seu. E se depender da bancada, protocolamos esse pedido de impeachment entre terça e quarta-feira.

A decisão ocorreu após debate dos deputados na primeira rodada da Oficina de Planejamento Estratégico do partido, em Brasília. Sampaio pretende convencer Aécio de que, para a bancada, já há elementos suficiente para o impeachment e que não será mais necessário esperar parecer jurídico do ex-ministro da Justiça, Miguel Reale Júnior.

Depois da repercussão negativa de suas declarações, Sampaio disse aos dirigentes tucanos que havia sido mal interpretado e que a intenção era levar a Aécio a posição da bancada na terça-feira - e não o pedido de impeachment. O deputado afirmou ainda que a bancada respeita o posicionamento do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do senador José Serrá, que acham precipitado o movimento em favor do impeachment de Dilma.

Nenhum comentário: