domingo, 5 de maio de 2013

PSDB quer que Gilberto explique ação a favor de Rose

Secretaria Geral fez investigação paralela à da Casa Civil, diz "Veja"

BRASÍLIA e SÃO PAULO -  O PSDB quer convocar o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria Geral da Presidência da República, para dar explicações ao Congresso sobre uma suposta investigação que sua pasta teria feito paralela à sindicância da Casa Civil sobre Rosemary Noronha, ex-chefe do escritório da Presidência em São Paulo. O líder do partido na Câmara, Carlos Sampaio (SP), pediu ontem que Gilberto seja afastado do cargo até que o caso seja esclarecido.

"É inadmissível que a presidente Dilma mantenha em seu governo um ministro que atua para atrapalhar apuração em favor de uma ex-servidora, denunciada pela Polícia Federal por tráfico de influência. O correto é que ele seja afastado até o fim dos trabalhos", diz Sampaio, em nota.

Segundo a revista "Veja", a pasta comandada por Carvalho teria tentado interferir na sindicância aberta na Casa Civil a pedido da presidente Dilma Rousseff, para descobrir como Rosemary atuava no escritório presidencial.

"Veja" informa que a sindicância foi questionada pela Secretaria Geral, para quem não caberia à Casa Civil investigar a funcionária denunciada por corrupção passiva e tráfico de influência. A reportagem diz que a Coordenação Geral de Correição (Coreg), órgão subordinado à Secretaria-Geral, instaurou um processo de investigação paralelo ao da Casa Civil, e fez ressalvas e advertências ao trabalho da sindicância.

A Secretaria Geral alegou ontem que em todas as sindicâncias abertas na Presidência é feito o mesmo procedimento. Ou seja, a Secretaria de Controle Interno, à qual a Coreg é subordinada, instaura um processo de acompanhamento da apuração original.

Os tucanos vão protocolar esta semana requerimento para convocar Gilberto a depor na Câmara. Para Sampaio, Gilberto ameaça a apuração sobre Rosemary, por ser um petista ligado ao ex-presidente Lula. "Fica evidente a sua intenção de anular a investigação e, dessa forma, proteger Lula e Rosemary", diz a nota.

Um documento produzido pela investigação paralela, obtido por "Veja", diz que a competência de investigar a funcionária é da Secretaria Geral, e não da Casa Civil. O ofício ainda aponta supostas incoerências na redação da portaria que autorizou a abertura da sindicância. As ressalvas não foram levadas em conta pelo Palácio do Planalto, que deu prosseguimento à sindicância da Casa Civil. No fim, foi instaurado processo disciplinar contra Rose por enriquecimento ilícito.

A Secretaria Geral disse que não interferiu na investigação, não requereu documentos da sindicância e não usou argumentos jurídicos para fragilizar a investigação. Para a pasta, a investigação paralela é um procedimento comum.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: