domingo, 15 de janeiro de 2017

Planalto não tem câmeras de segurança desde 2009

• Ministro diz acreditar que medida foi tomada para evitar registros

- O Globo

-BRASÍLIA- O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Sérgio Etchegoyen, revelou que o Palácio do Planalto está sem câmeras de segurança desde 2009, quando os equipamentos foram retirados durante reforma feita no prédio pelo governo Lula. Ele disse acreditar que a medida foi tomada para evitar registros do que ocorria na sede da Presidência da República, o que caracterizaria obstrução da Justiça.

Segundo Etchegoyen, em entrevista à revista “Veja”, o Palácio vem negando pedidos da Justiça para ter acesso a imagens, porque não havia câmeras nos últimos anos. O general disse que “o Palácio passou anos em que, convenientemente, não se registrou nada”. O GLOBO confirmou a ausência de câmeras com o GSI. Em 2011, houve tentativa de se fazer licitação para reinstalar sistema de segurança, mas o governo não disponibilizou recursos. Segundo integrantes do GSI, houve uma segunda tentativa, mas a concorrência acabou sendo contestada por uma das empresas participantes.

Em dezembro de 2015 foi aberta uma nova licitação, que já resultou na instalação de sistema de controle de acesso no Planalto, mas as câmeras ainda dependem de nova compra, o que deve ocorrer até o fim deste ano.

Ao G1, o Instituto Lula não informou o motivo de as câmeras terem sido retiradas e disse que a agenda do ex-presidente era pública e acompanhada pela imprensa. Já Dilma, por meio de sua assessoria, não explicou a razão de os equipamentos não terem sido reinstalados.

Nenhum comentário: