domingo, 14 de julho de 2019

Ricardo Noblat: Como ganhar dinheiro com o combate à corrupção

- Blog do Noblat / Veja

Por que Dallagnol não entrega o celular para perícia

A nova leva de mensagens trocadas por procuradores da Lava Jato e publicada, hoje, pela Folha de S. Paulo em dobradinha com o site The Intercept, explica por que Deltan Dallagnol se nega a entrar seu celular à Polícia Federal para ser periciado.

Parte dos segredos guardados na memória do celular começou a ser revelada, e deixa Dallagnol exposto à acusação de que ganhou ou de que tentou ganhar dinheiro com o combate à corrupção. Os diálogos dele com o colega Roberson Pozzobon são vergonhosos.

Em um deles, de dezembro do ano passado, quando discutiam a montagem de um plano de negócios de eventos e palestras para lucrar com a fama e contatos obtidos durante as investigações da Lava Jato, Dallagnol escreveu:

“Se fizéssemos algo sem fins lucrativos e pagássemos valores altos de palestras pra nós, escaparíamos das críticas, mas teria que ver o quanto perderíamos em termos monetários”.

Antes, em conversa com sua mulher, o procurador havia informado:

“Vamos organizar congressos e eventos e lucrar, ok? É um bom jeito de aproveitar nosso networking e visibilidade”.

A lei proíbe que procuradores gerenciem empresas e permite que apenas sejam sócios ou acionistas de companhias. Mas Dallagnol imaginou uma forma de contornar a lei: a empresa seria aberta em nome da sua mulher e da mulher de Pozzobon.

“Antes de darmos passos para abrir empresa, teríamos que ter um plano de negócios e ter claras as expectativas em relação a cada um. Para ter plano de negócios, seria bom ver os últimos eventos e preço” – ensinou Dallagnol. Pozzobon respondeu:

“Temos que ver se o evento que vale mais a pena é: i) Mais gente, mais barato ii) Menos gente, mais caro. E um formato não exclui o outro”.

Em 14 de fevereiro último, Dallagnol propôs que a empresa a ser aberta em nome da sua e da mulher de Pozzobon tivesse como responsável pela organização de eventos a dona da firma Star Palestras e Eventos, Fernanda Cunha.

Ele sabia que a jogada era de risco. Tanto que disse a Pozzobon:

“É bem possível que um dia ela [Fernanda Cunha] seja ouvida sobre isso pra nos pegarem por gerenciarmos empresa”.

Pozzobon respondeu em tom jocoso:

“Se chegarem nesse grau de verificação é pq o negócio ficou lucrativo mesmo rsrsrs. Que veeeenham”.

Há mensagens de Dallagnol para o então juiz Sérgio Moro, o verdadeiro condutor da Lava Jato, aconselhando-o a ganhar dinheiro com palestras e a cobrar mais caro do que ele e Pozzobon pretendiam cobrar. Moro, de fato, fez palestras pagas.

Dallagnol nega que tenha criado a empresa. Mas não nega a troca de mensagens a respeito com sua mulher e Pozzobon. Limita-se a repetir que não as reconhece e que elas podem ter sido adulteradas. É a mesma posição adotada por Moro.

Fez bem o ex-juiz de ter pedido licença do cargo e embarcado para descanso nos Estados Unidos. Por sinal, ao entrar no avião, foi reconhecido e aplaudido por passageiros.

Nenhum comentário: