sexta-feira, 8 de março de 2013

Com apoio de Alckmin, Aécio tenta cativar paulistas

Marcos de Moura e Souza

BELO HORIZONTE - O senador Aécio Neves (PSDB-MG) fará sua estreia entre tucanos de São Paulo no fim mês. A viagem está sendo considerada por ele e por aliados mineiros como a mais significativa de sua pré-campanha para a Presidência da República em 2014.

A iniciativa do encontro partiu do diretório do partido no Estado de São Paulo, seguindo o comando do governador Geraldo Alckmin (PSDB). A direção do PSDB no Estado quer reunir o senador Aloysio Nunes Ferreira, deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores e outras lideranças partidárias tucanas.

"Precisamos começar a campanha presidencial do Aécio. O evento servirá para colocá-lo no meio do povo paulista", diz o deputado estadual Pedro Tobias, presidente do PSDB paulista.

O encontro está marcado para o dia 25 e será no próprio diretório. Será a primeira viagem do senador a São Paulo para um evento partidário desse tipo. E faz parte de seus movimentos para obter o apoio da cúpula do partido, concentrada no Estado, em torno de seu nome como o candidato à sucessão da presidente Dilma Rousseff. Aécio tem, até então, evitado declarar-se publicamente candidato.

A ambição do senador em sua visita a São Paulo é demonstrar que o PSDB está ao seu lado no projeto para 2014. Mas ainda há resistências conhecidas a vencer. Um líder tucano mineiro, aliado do senador, disse ontem à reportagem que Aécio não tem expectativa de que o ex-governador José Serra participe do evento. Serra é visto como uma das lideranças do partido que mais resistem a uma candidatura de Aécio. Ao Valor, Nunes Ferreira disse em fevereiro que Aécio ainda precisa construir sua candidatura dentro e fora do partido.

Alckmin já mantém um diálogo muito mais fluido com Aécio sobre eleições, segundo pessoas próximas ao senador. O próprio Pedro Tobias lembra que não convidaria Aécio para esse encontro se não tivesse tido a anuência do governador.

Outros tucanos de destaque já pularam na pré-campanha. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é um dos mais ativos articuladores. Dias atrás, o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB) - identificado com Serra - deu seu apoio a Aécio 2014. Segundo Tobias, entre os 177 prefeitos do PSDB em São Paulo já há muita empolgação em torno do senador mineiro.

Ao mesmo tempo que trata de 2014, Aécio também faz movimentos para obter do PSDB paulista apoio para uma disputa mais urgente: pela presidência nacional do partido. Aécio conversou recentemente com Alckmin e com Serra sobre o assunto, segundo um líder tucano que pediu para não ter seu nome citado. Ouviu de Alckmin uma mensagem que, em resumo, quis dizer: é a sua vez, vá em frente. Serra foi mais comedido, segundo a fonte.

Aécio, no entanto, ainda não fechou questão sobre sua postulação à presidência do partido. A convenção está marcada para maio.

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário: