terça-feira, 29 de junho de 2021

Hélio Schwartsman - Bolsonaro nas cordas

Folha de S. Paulo

Abrir um processo de impeachment contra o atual presidente é um imperativo moral

O escândalo da Covaxin é a peça que faltava para deflagrar o impeachment de Bolsonaro? É cedo para dizer, mas acho seguro afirmar que a situação do presidente é hoje muito mais precária do que era duas semanas atrás, e o risco de destituição tornou-se palpável.

Como venho dizendo aqui com certa insistência desde maio do ano passado, abrir um processo de impeachment contra Bolsonaro é um imperativo moral. Mesmo que a deposição não se concretize, é uma satisfação devida aos pósteros, a sinalização de que ao menos parte da sociedade tentou dar uma resposta institucional ao festival de horrores que é o atual governo.

Bolsonaro já correu risco de impeachment antes e, a fim de evitá-lo, renegou uma de suas principais promessas de campanha e lançou-se no colo do centrão, do qual se tornou refém. A novidade que o caso Covaxin introduz é que ele desalinha os interesses desses atores.

O centrão, como se sabe, não se move por ideologia nem se pauta pelo excesso de lealdade. Pragmáticos, os parlamentares do grupo emprestam seu apoio a qualquer governante, desde que este lhes entregue as verbas e os cargos acordados, e não hesitam em abandoná-lo, se julgarem que o arranjo não irá muito longe ou que trará danos de imagem capazes de comprometer a renovação de seus mandatos.

A popularidade de Bolsonaro, que já não vinha bem, tende a sofrer ainda mais com as suspeitas que agora surgem. O presidente até poderia tentar livrar-se de parte da carga rifando um dos líderes do centrão, o deputado e ex-ministro da Saúde Ricardo Barros (Progressistas-PR), e buscando preservar o apoio dos demais, mas essa é uma operação política arriscada, que, se mal executada, pode precipitar o rompimento.

E, se Bolsonaro fica quieto e aceita a pecha de protetor de corruptos, arrisca-se a acelerar ainda mais o derretimento de sua popularidade, o que também pode levar o centrão a abandoná-lo.

Nenhum comentário: