terça-feira, 29 de junho de 2021

Bela Megale - Arthur Lira tem compromisso de pautar PEC do voto impresso, mas resiste em angariar votos

O Globo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), garantiu ao presidente Jair Bolsonaro que colocará em votação a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do voto impresso. A colaboração de Lira com o projeto, porém, não irá muito além disso. Interlocutores do deputado federal afirmam que o compromisso assumiu com Bolsonaro se limita a pautar o tema e que Lira não vai trabalhar para trazer votos que ajudem na aprovação da proposta. Essa parte caberá ao Palácio do Planalto.

O partido de Lira faz parte do grupo de 11 legendas que se posicionou contra o voto impresso. O presidente do PP, o senador Ciro Nogueira, com quem Lira está totalmente alinhado, participou da reunião entre representantes dessas siglas no sábado passado. Nos bastidores, o senador, que é próximo de Bolsonaro, também vem se posicionando pela manutenção do sistema atual.

Segundo aliados de Ciro Nogueira, ele repete que não vê necessidade de implantar o voto impresso e diz que não acredita que haja tempo hábil para aprovar a PEC para 2022. Os 11 partidos que se reuniram sábado somam juntos mais de dois terços dos deputados da Câmara e prometem atuar para que a medida não seja aprovada. Os bolsonaristas, no entanto, vão insistir na medida.

Integrantes do governo avaliam que possuem votos para aprovar a PEC na Comissão Especial, mas não mostram otimismo sobre uma votação no plenário da Câmara.

 

Nenhum comentário: