domingo, 14 de julho de 2019

Bernardo de Mello Franco: O capitão e os generais

- O Globo

Trapalhadas de Bolsonaro podem afetar imagem dos militares, diz José Murilo de Carvalho, que relança livro sobre as Forças Armadas na política

Há quatro anos, uma editora avisou José Murilo de Carvalho de que não tinha planos para sua obra “Forças Armadas e política no Brasil”, então sumida das livrarias. “Eles pensaram que o problema já estava resolvido”, brinca o historiador, um dos principais convidados da 17ª Flip. Com a ascensão da família Bolsonaro, ele decidiu relançar o livro pela Todavia. No prefácio à nova edição, explica por que o assunto voltou à tona.

“A origem militar do presidente eleito em 2018, amplamente alardeada por ele próprio, e a inédita e massiva presença de militares em postos-chave do governo fizeram ressurgir em alguns setores da população o receio de regresso a uma nova ditadura. Justificado ou não, o temor trouxe de volta o interesse pelo tema da relação entre Forças Armadas e política”, escreve.

Para o imortal da Academia Brasileira de Letras, que faz 80 anos em setembro, a presença de militares no poder não permite dizer que estamos diante de um regime parecido com o de 1964. “Ironicamente, o pouco de sensatez e equilíbrio em meio a posturas radicais e desastrosas do presidente, incentivado por seus apoiadores mais fanáticos, tem sido devido aos generais em posições-chave”, observa.

“O curioso é que agora os generais têm que obedecer a um capitão indisciplinado”, acrescenta, em conversa com a coluna em Paraty.

Ex-professor da Escola de Guerra Naval, Carvalho pondera que os oficiais de hoje não são iguais aos que lideraram o golpe contra João Goulart. Mesmo assim, ele se diz preocupado com novos episódios de interferência militar na política. Um dos mais barulhentos foi o tuíte do general Eduardo Villas-Bôas em abril de 2018, na véspera de um julgamento do Supremo Tribunal Federal que poderia libertar o ex-presidente Lula. O então comandante escreveu que o Exército estava aliado aos “cidadãos de bem” e “atento às suas missões institucionais”.

“Aquilo foi uma clara ameaça ao Judiciário. E surtiu efeito”, diz Carvalho. Em janeiro, Villas-Bôas deixou a ativa e virou assessor do governo Bolsonaro. Ele dá expediente no Gabinete de Segurança Institucional, chefiado por outro general de quatro estrelas.

Ao atualizar o livro, o historiador notou que a atribuição de papel político aos militares está em cinco das nossas sete Constituições. A atual diz que as Forças Armadas são organizadas “sob a autoridade suprema do presidente da República” e podem ser acionadas pelos Três Poderes a pretexto da garantia “da lei e da ordem”.

“Isso é uma contradição em termos. E se o presidente resolver fechar o Congresso?”, questiona o historiador. “Parece haver um acordo tácito em torno da ideia de que a República ainda precisa dessa bengala”, critica.

Embora as pesquisas mostrem que as Forças Armadas são a instituição mais respeitada pelos brasileiros, Carvalho diz que as trapalhadas do presidente podem afetar a imagem dos militares. “Com toda a maluquice do Bolsonaro, eu esperava que ele aprendesse alguma coisa no cargo”, comenta. A última “asneira”, nas palavras do historiador, foi a indicação do filho para chefiar a embaixada do Brasil em Washington. “O familismo é típico de governos autoritários”, sentencia.

Nenhum comentário: