quarta-feira, 1 de agosto de 2018

No Rio, PPS desiste de candidatura e apoiará Paes

Principal aliado do partido no estado, PSDB também indicou adesão ao ex-prefeito do Rio, pré-candidato ao governo pelo DEM

Igor Mello e Marco Grillo | O Globo

O PPS abriu mão da candidatura de Rubem César Fernandes e apoiará Eduardo Paes (DEM) na disputa pelo governo do estado. O martelo foi batido anteontem, como adiantou o colunista do GLOBO Lauro Jardim.

O partido desistiu da candidatura após o PSDB, seu aliado preferencial no estado, também indicar uma tendência de apoio ao ex-prefeito do Rio. Segundo o presidente estadual do PPS, Comte Bittencourt, o alinhamento nacional foi determinante para que a aliança acontecesse.

— A questão do PSDB foi decisiva, já que temos essa coligação desde a última eleição — explicou. — Não tínhamos condições de caminhar sozinhos. O PSDB fez essa opção por conta do momento da candidatura de Geraldo Alckmin.

A pressão dos prefeitos foi determinante para o resultado. O partido comanda cidades importantes como São Gonçalo, na Região Metropolitana, segundo maior colégio eleitoral do estado, e Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. O prefeito de São Gonçalo, José Luiz Nanci, promoveu um evento de apoio a Paes na semana passada e pensava, inclusive, em se licenciar da sigla para abraçar a candidatura do DEM. A aliança, porém, era mal vista pela direção do PPS, que fez oposição ao governo Pezão na Alerj.

O PPS ofereceu o nome de Rubem Cesar como possível vice na chapa de Paes, vaga ainda indefinida. Porém, Bittencourt admite que o antropólogo e diretor da ONG Viva Rio ainda não se manifestou sobre o tema.

INDEFINIÇÃO NO PR
Cortejado por Paes e Romário (Podemos), o PR ainda não definiu seu rumo na corrida pelo Palácio Guanabara, mas tem valorizado o passe. Após receber de Romário a proposta de indicar seu vice, o partido voltou a negociar com o pré-candidato do DEM o mesmo posto. Em ambos os casos, o escolhido seria o deputado federal Marcelo Delaroli.

Nenhum comentário: