sexta-feira, 4 de junho de 2021

‘É hora de reagir, antes que seja tarde’, diz Jungmann sobre Exército não punir Pazuello

Para ex-ministro da Defesa, decisão do general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira desonra os últimos comandantes das Forças Armadas

Felipe Frazão / O Estado de S. Paulo

BRASÍLIA - O ex-ministro da Defesa Raul Jungmann afirmou nesta quinta-feira, 3, que o Exército capitulou diante da pressão do presidente Jair Bolsonaro ao não punir um ato de indisciplina do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, general da ativa.

Para Jungmann, a decisão do comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, desonra os últimos comandantes das Forças Armadas e o ex-ministro da Defesa, general Fernando Azevedo. Em atitude inédita, Bolsonaro demitiu em março os comandantes das três forças e o então ministro da Defesa, em uma troca atribuída a cobranças por apoio ao governo – ofensiva a que a antiga cúpula militar teria resistido.

 

“A capitulação de hoje não honra os ex-comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica e do ex-ministro da Defesa, que não se dobraram ao presidente e caíram por respeito à Constituição e à democracia, com quem as Forças Aramadas permanecem”, disse Jungmann, último ministro civil a chefiar a Defesa, ainda no governo Michel Temer. “Mas é hora de reagir e de unidade. Antes que seja tarde.”

Em comunicado oficial, o Exército informou nesta quinta-feira que o comandante acolheu as alegações de Pazuello e entendeu que ele não cometeu transgressão disciplinar ao subir em carro de som e discursar a militantes bolsonaristas, ao lado do presidente no Rio, em 23 de maio. Pazuello alegou, com respaldo de Bolsonaro, que a manifestação não teve viés político-partidário. O comandante arquivou o caso, embora a maior parte do generalato verde-oliva tenha sugerido que Pazuello fosse punido para preservar a disciplina, ao menos com uma advertência.

Mais tarde, o ex-ministro disse considerar o arquivamento do processo disciplinar "inaceitável" e afirmou que a conclusão do caso "favorece a anarquia nos quartéis". Jungmann acusou Bolsonaro de se associar à quebra da disciplina e da hierarquia, por levar Pazuello para um palanque político. 

"A decisão do Comando do Exército contraria a lógica. O ex-ministro e general da ativa Eduardo Pazuello transgrediu o que é a regra de uma instituição de Estado, participando de ato político induzido pelo comandante-em-chefe, o presidente da República, que nesse ato se associou à quebra da disciplina e da hierarquia", afirmou Jungmann, em entrevista à GloboNews.

Para o ex-ministro, o Exército pode ter sido forçado a tomar essa decisão para evitar uma "crise maior": a substituição em dois meses do novo comandante do Exército, caso Bolsonaro desautorizasse o comandante Paulo Sérgio. Jungamann cobrou que o Congresso regulamente a forma de participação de militares da ativa em cargos de confiança em governos e que convoque o comandante para cobrar explicações sobre a apuração disciplinar de Pazuello.

Generais da ativa consultados pela reportagem afirmaram que o Alto Comando tem ciência de que a decisão não foi bem recebida e que gerou desgaste à instituição e desconforto a eles mesmos. Ponderaram, no entanto, que qualquer decisão geraria problemas e que uma eventual a punição a Pazuello representaria por tabela uma reprimenda ao presidente, por causa da presença de Bolsonaro no mesmo palanque.

Nenhum comentário: