terça-feira, 6 de novembro de 2012

Elias deflagra união nacional PSDB-PSB

Ana Lúcia Andrade

A defesa de uma renovação no PSDB, defendida pelo ex-presidente Fernando Henrique, ganhou porta-voz em Pernambuco: o prefeito reeleito de Jaboatão, Elias Gomes. O tucano não se restringe em endossar a tese. Vai além e aponta uma aliança entre PSDB e PSB - que não se reduziria aos interesses eleitorais - como o começo dessa construção renovadora que o Brasil pediu nas urnas de 2012.

Elias defende, de imediato, que as cúpulas dos dois partidos iniciem um diálogo em torno de questões que incluam, além das sonhadas reformas política, tributária, previdenciária e econômica, um debate sobre as vantagens e desvantagens dos dois sistemas de governo - presidencialismo e parlamentarismo. Acredita o prefeito que PSDB e PSB têm as condições para estimular essa discussão, pois dispõem de dois "protagonistas" da política nacional: o senador Aécio Neves e o governador Eduardo Campos.

"É a experiência reformista e de governo do PSDB com a força emergente que é o PSB. Essa união tem tudo para influenciar outras forças políticas. PSDB e PSB têm ideário, ideólogos e liberdade para propor o novo, pois não estão presos ao danoso corporativismo", avalia o prefeito.

Elias encaminhará sua proposta ao presidente do PSDB, Sérgio Guerra, licenciado por problemas de saúde. Em princípio, sugere uma conversa "informal" entre as cúpulas dos dois partidos. Na sequência, PSDB e PSB promoveriam um grande encontro sobre a nova ordem que se abriga no Brasil: a de uma geração de políticos que "pensam pra frente".

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: