sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Painel - Vera Magalhães

Sede ao pote
A corrida pela pasta da Integração Nacional rachou o PMDB. Renan Calheiros (AL) quer emplacar Luciano Barbosa, ex-prefeito de Arapiraca. O nome é rechaçado pela bancada da Câmara e por senadores incomodados com o apetite do presidente da Casa. Deputados fizeram chegar ao vice-presidente Michel Temer que, se Renan indicar o ministro sem o aval do resto da sigla, haverá "guerra" na Câmara. Querem um nome consensual no Congresso, como o senador Vital do Rêgo (PB).

Livre, leve... Eduardo Campos (PSB) foi abordado por uma paulista enquanto tomava café da manhã num hotel em Brasília ontem. Ela se disse indignada com a decisão de acatar recursos dos condenados no mensalão e contou que tinha ido à capital só para ver a sessão do STF.

... e solto O governador de Pernambuco escutou pacientemente o desabafo, sem externar opinião, e ouviu uma declaração de voto. Pegou o telefone e o e-mail da eleitora e prometeu lhe enviar material a respeito do partido e de seu governo.

Tamos aí Campos se encontrou em Brasília com o presidente do PDT, Carlos Lupi. A aliança do partido com Dilma ficou ameaçada após novas denúncias de irregularidades no Ministério do Trabalho e das declarações do ministro Manoel Dias.

Aí não! Na reunião da cúpula do PSB, na quarta-feira, Cid Gomes reagiu às críticas que vem sofrendo do grupo pró-Campos. "Não sou quinta coluna", disse, ao afirmar que acompanharia a decisão de entregar os cargos. Também disse que não aceitaria a pecha de fisiológico.

Ciclos Submerso há algumas semanas, José Serra voltou a conversar com Roberto Freire (PPS) por telefone e marcou encontro para os próximos dias. Integrantes do PPS receberam recados de que Serra ainda quer discutir uma possível filiação à sigla.

Paralelos O discurso de defesa do empreendedorismo e de que os eleitores são donos do próprio destino, mote do programa de TV do PSDB com Aécio Neves ontem, foi usado pelos marqueteiros Renato Pereira e Chico Mendez na campanha de Henrique Capriles contra Hugo Chávez, na Venezuela, em 2012.

Vacina O governo de SP lançou propaganda na TV sobre a expansão da rede de saúde na gestão Geraldo Alckmin (PSDB). "É com trabalho sério que a saúde avança", diz o slogan. O tema será central em 2014, quando o tucano deve enfrentar o ministro Alexandre Padilha (PT).

Lá e cá Michel Temer aparece em spots que o PMDB paulista exibe a partir de hoje. Destaca o papel do partido no governo federal e diz que a sigla também pode fazer a diferença no Estado.

Timing O PSDB de Minas incluiu um depoimento de Eduardo Azeredo em seus spots de TV do Estado. O deputado é um dos réus do mensalão mineiro, que está na fila de processos do STF.

Teste Os tucanos exibiram também três pré-candidatos ao governo de Minas: Pimenta da Veiga, Marcus Pestana e Dinis Pinheiro.

Check-in O Ministério da Cultura divulga hoje o resultado da licitação de hospedagem da delegação brasileira na Feira do Livro de Frankfurt, em outubro, cujo edital atrasou. Venceu um hotel da rede Holiday Inn, que ofereceu 656 diárias a R$ 315 mil, além de traslado ao evento.

Chama o síndico O deputado Salvador Zimbaldi (PSD-SP) se candidatou a conselheiro de um condomínio de salas comerciais em Brasília. Após se apresentar como político e abertas as urnas, teve apenas um voto.

Tiroteio

"Kátia Abreu, que luta tanto contra invasão de terra, não pode empunhar foice e expulsar quem comanda o PMDB em Tocantins."
DO EX-DEPUTADO GEDDEL VIEIRA LIMA (PMDB-BA), sobre supostas condições apresentadas pela senadora Kátia Abreu para trocar o PSD pelo PMDB.
-
Contraponto
Yes, we can

A conversa de uma hora e vinte minutos entre a presidente Dilma Rousseff e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, em que o pré-candidato do PSB à Presidência entregou os cargos do partido no governo teve momentos de descontração, apesar da tensão política.

Campos, que evitou durante todo o tempo falar em rompimento com o governo, disse:

--A senhora está forte. Tá brigando até com o Obama. Ninguém vai poder dizer que estamos saindo do governo quando a senhora está fraca.

--Eduardo, você não existe... --disse Dilma, rindo.

Com Andréia Sadi e Bruno Boghossian

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: