sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Ricardo Noblat: O golpe do PT

- Blog do Noblat

Sem chances

Então fica combinado assim: líder de pesquisa de intenção de voto não pode ser preso nem impedido de disputar eleições. Revoguem-se as disposições em contrário. Publique-se.

Não é isso, em resumo, o que defende o PT na tentativa de salvar Lula da prisão que poderá ser decretada em breve pelo tribunal de Porto Alegre, e dos efeitos da Lei da Ficha Limpa?

Mesmo que não seja preso, Lula já está impedido de concorrer às eleições de outubro. Virou ficha suja. E ficha suja não pode ocupar cargo público durante oito anos. Simples assim.

“Querem tirar Lula da eleição porque ele lidera as pesquisas e tem tudo para voltar à presidência da República” – esperneia o PT na maca. A valer para Lula, deveria valer para quem lidera pesquisas.

Não importaria os crimes que cada um pudesse ter cometido. Muito menos eventuais condenações. A Justiça estaria dispensada de fazer justiça. E a Lei da Ficha Limpa, na prática, seria rasgada.

Passariam a dar as cartas unicamente duas instâncias: os institutos de pesquisas e o voto na urna. Ou seja: a intenção de voto e a consumação do voto. Democracia direta, sem intermediários.

Pode isso, Arnaldo? Pela Constituição, não pode. O jeito então seria rasgá-la também. É golpe.

Nenhum comentário: