quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Siglas aguardam Dilma para definir candidaturas

Por Renata Batista – Valor Econômico

RIO - A uma semana do fim do prazo de entrega das listas com os nomes de todos os candidatos que podem disputar a eleição municipal de 2016, as chamadas nominatas, os partidos estão sem saber o que fazer. A maioria está trabalhando em listas provisórias, mas com a expectativa de que a presidente Dilma Rousseff sancione a minirreforma eleitoral. No novo calendário, as listas teriam que ser enviadas somente em março de 2016, uma diferença de seis meses que,no cenário de crise econômica e política, sob a ameaça do impacto da Operação Lava-Jato no meio político, pode ser determinante na estratégia dos partidos.

Crescem ainda os rumores de que a presidente pode ter firmado um acordo com o PMDB para manter o atual calendário. A manutenção interessa ao PT, que corre o risco de uma debandada nos municípios. Em São Paulo, prefeitos petistas estariam migrando para partidos como PSB e PPS. Atende também aos interesses do PMDB do Rio de Janeiro, estado que responde pela maior bancada do partido na Câmara dos Deputados, inclusive seu líder, Leonardo Picciani, que negocia o acordo que pode lhes render dois novos ministérios.

"Se ficar para março, depois do petrolão, do eletrolão, muda tudo", diz o presidente do PSD no Rio de Janeiro, deputado federal Índio da Costa, que já tem um esboço das listas para apresentar à Justiça Eleitoral.

A presidente nacional do PTB, Cristiane Brasil, diz ter as nominatas prontas caso o prazo se encerre na próxima semana, mas acha que podem ser melhoradas. "Nossa expectativa é ter mais prazo, já que a reforma política bagunçou o processo", afirma.

A deputada federal Clarissa Garotinho, diz que o PR está se esforçando para ter as listas prontas para a próxima semana. O partido ainda não definiu, porém, seu candidato em Campos, principal reduto eleitoral da família Garotinho. "Quase todos os partidos estão se organizando com o prazo antigo", acredita.

É o caso do deputado federal Glauber Braga, que se filiou ontem ao PSOL, deixando o PSB, e diz que as listas estão em construção.

No PSDC, o presidente do diretório em Nova Iguaçu, Laurio Luis, diz que as nominatas estão prontas. Não descarta, porém, reabrir as discussões, caso o prazo seja alterado. "Em alguns municípios ainda estamos conversando, portanto ainda é muito cedo para ter um número fechado", afirma.

Em termos nacionais, o principal reforço ganho pelo PMDB foi o da senadora Marta Suplicy, que se filia à sigla no sábado.

Nenhum comentário: