sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Ministros fazem inaugurações casadas com agenda eleitoral

• No Rio, evento é precedido de distribuição de propaganda eleitoral

Luiza Damé, Catarina Alencastro e Carolina Castro – O Globo

BRASÍLIA e RIO - Às vésperas do segundo turno das eleições, a campanha da presidente Dilma Rousseff (PT) tem contado com o reforço de seus ministros. Nos últimos dois dias, Miriam Belchior (Planejamento), Gilberto Occhi (Cidades), Paulo Sérgio Passos (Transportes), Francisco Teixeira (Integração Nacional) e Diogo Sant"Anna (interino da Secretaria Geral da Presidência) saíram de seus gabinetes, em Brasília, para eventos públicos envolvendo ações do governo petista que podem render dividendos eleitorais

Em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, Occhi entregou ontem 464 unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida, uma das principais vitrines de Dilma na campanha. Na entrada do conjunto, antes da chegada de Occhi, mulheres distribuíram material de campanha do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e adesivos de Dilma. O ministro também assinou contratos para construção de moradias em Niterói e São Gonçalo, município visitado ontem pelo ex-presidente Lula.

Passos, por sua vez, percorreu dois estados onde Dilma apareceu atrás do tucano Aécio Neves nas pesquisas de intenção de voto: Paraná e Mato Grosso. No primeiro, o ministro assinou a ordem de reinício das obras de construção da BR-158 e a autorização para licitação da BR-487. No segundo, visitou as obras de duplicação da BR-163, uma das principais rodovias de escoamento da produção de grãos no país. Hoje, ele irá ao Pará fazer uma "visita técnica" às obras na mesma BR-163.

Interino do ministro Gilberto Carvalho - de férias para reforçar a campanha petista - Diogo Sant"Anna participou, em Mirassol D"Oeste (MT), da assinatura de convênio de R$ 1,25 milhão da Redes Ecoforte com a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase). O convênio vai estruturar dez unidades de referência da produção orgânica e extrativista.

Anteontem, Miriam Belchior (Planejamento) e Francisco Teixeira (Integração) foram a Floresta (PE), onde acompanharam testes de bombeamento de água de uma das estações do projeto de transposição do Rio São Francisco, no Eixo Leste. Semana passada, Tereza Campello (Desenvolvimento Social) e Laudemir Muller (Desenvolvimento Agrário) se encontraram com dirigentes da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), que reforçou ato pró-Dilma em Petrolina (PE), terça-feira.

Os ministérios informaram que as agendas integram o cronograma normal de governo e descartaram relação com a eleição. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse achar natural a participação de ministros em inaugurações de obras, mesmo às vésperas da eleição. Ele afirmou não ver uso da máquina do governo e argumentou que, se houvesse, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) agiria:

- O governo tem um conjunto de obras que vão ficando prontas, e é natural que os ministros que não são candidatos façam as inaugurações.

Nenhum comentário: