sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Datafolha: Dilma Rousseff aparece com 48% contra 42% de Aécio Neves dos votos totais

• Avaliação da presidente é melhor desde junho do ano passado

- O GLOBO

SÃO PAULO - A presidente Dilma Rousseff (PT) aparece pela primeira vez à frente do senador Aécio Neves (PSDB) neste segundo turno das eleições fora da margem de erro. De acordo com a pesquisa, a petista tem 48% das intenções de votos, Aécio atinge a marca de 42%. Brancos e nulos somam 5%. Outros 5% dos eleitores ainda estão indecisos.

A pesquisa Datafolha também calculou levando em consideração apenas os votos válidos. Dilma estaria com 53% das intenções de votos, enquanto Aécio aparece 47%. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

A avaliação da presidente também subiu em relação aos levantamentos anteriores. Segundo o levantamento, 44% julgam a administração petista "boa ou ótima", contra 42% do levantamento anterior. Trata-se do melhor patamar desde junho de 2013.

O Datafolha também perguntou em quem o eleitor não votaria de jeito nenhum. De acordo com a pesquisa, 41% dos entrevistados afirmam que não votam em Aécio “de jeito nenhum”. Em menos de 15 dias, a rejeição do tucano passou de 34% para 41%. No mesmo período, a rejeição da presidente caiu seis pontos, de 43% para 37%.

Dilma também aparece à frente nos votos consolidados. Segundo o levantamento, 46% dos eleitores votaria com certeza na petista. Outros 15% declaram que talvez votaria em Dilma. Aécio tem 39% dos eleitores declarando que com certeza votaria no tucano e outros 18% afirmando que pode votar no candidato do PSDB.

A pesquisa foi encomendada pelo jornal “Folha de S. Paulo” e pela TV Globo, o Datafolha ouviu 9.910 pessoas nos dias 22 e 23 de outubro. O nível de confiança do levantamento é 95%. O registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-1162/2014

Nenhum comentário: