sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Campanha feita por Lula e pelo PT é 'sórdida' e 'criminosa', diz Aécio

• Candidato do PSDB afirma que Dilma já é 'perdedora' pelo modo como seu partido se comporta

Leticia Fernandes – O Globo

RIO — Com um discurso voltado para o eleitorado feminino — depois dos ataques da presidente Dilma Rousseff (PT) e de as pesquisas mostrarem queda do senador entre as mulheres — o candidato à Presidência Aécio Neves (PSDB) afirmou nesta quinta-feira que esta campanha será lembrada como a de maior baixo nível desde a redemocratização. Ao lado da filha Gabriela, ele criticou ainda o protagonismo do ex-presidente Lula na campanha petista, que o tucano chamou de "sórdida" e "criminosa".

— Essa campanha será estudada e tida como a de mais baixo nível desde a redemocratização. A campanha conduzida pelos nossos adversários é a mais sórdida e mentirosa de todas essas campanhas — disse.

Sobre as declarações de Lula em comício no Rio, onde voltou a chamar Aécio de "filhinho de papai", o tucano disse que as acusações do ex-presidente soam como elogios. E que Lula sai da campanha uma figura menor da política brasileira:

- Eu com 24 anos estava organizando a campanha das Diretas, depois na eleição de Tancredo Neves que nos livrou da ditadura. Infelizmente, não tive lá o apoio desses que me acusam hoje. Mas, pelo que o ex-presidente dizia de outros adversários seus, como o Itamar Franco e o Fernando Henrique Cardoso, ou mesmo de aliados atuais, como o ex presidente Sarney, acho que essas acusações soam até como elogios, mas apenas o apequenam. O ex-presidente Lula sai desta campanha como uma figura menor da política brasileira - atacou o senador.

Aécio comentou, também, as denúncias de que beneficiários do Bolsa Família receberam mensagens insinuando que, caso eleito, o candidato acabaria com o benefício. E disse que a reação "sórdida" da campanha do PT se dá por medo do resultado das eleições:

— Hoje mesmo estão sendo presas pessoas com boletins falsos com acusações levianas sobre mim e minha família. Hoje mesmo (houve) a denúncia de telemarketing aterrorizando pessoas que são beneficiárias do Bolsa Família. Quem reage de forma tão sórdida não está preparada para a democracia e teme o resultado das eleições. A verdade vai vencer a mentira, a responsabilidade vai vencer as informações caluniosas disseminadas Brasil afora. O Brasil não merece uma disputa desse nível.

Aécio Neves condenou os ataques feitos por Lula durante a campanha, e afirmou que a presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, já é uma derrotada pelos ataques usados no segundo turno.

— Para mim, a candidata oficial já é uma derrotada pela campanha que se permitiu fazer. Isso não honra ninguém, não dignifica a campanha. Vou continuar firme para responder a todos os ataques, mas apresentando propostas. — Lamentável vermos um ex-presidente da República se sujeitando a cumprir um papel de protagonista numa eleição sórdida e criminosa do ponto de vista dos ataques.

O tucano comentou também as pesquisas Ibope e Datafolha divulgadas nesta quinta-feira, que mostram Dilma à frente. Disse estar confiante na "espiral silenciosa" que, segundo ele, está se formando em todo o país. E lembrou a disparidade entre as pesquisas realizadas no primeiro turno e o resultado oficial das eleições, afirmando que não analisa pesquisas.

— Não paro para analisar pesquisas, estou muito confiante. Estamos vendo algo avassalador, chamaria de uma espiral silenciosa que se forma em todo o Brasil.

O senador falou ainda das manifestações de apoio a sua candidatura que pipocaram em várias cidades brasileiras no segundo turno. E afirmou que não se via mobilização parecida desde as Diretas Já:

— Tive notícia de eventos espontâneos que a gente não via desde a campanha das Diretas. Isso nao é algo que se vê usualmente em campanhas e será avalassalador no próximo domingo.

O candidato ressaltou que foi usada contra ele a tática da desconstrução, a mesma usada contra o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos e contra a ex-candidata Marina Silva (PSB). Ele admitiu que a eleição será disputada voto a voto, mas disse acreditar na vitória e que as pesquisas dão ânimo inclusive a aliados antes descrentes na possibilidade de vitória do tucano.

Desconstrução
— A mesma tática que foi tentada com o Eduardo Campos, da desconstrução, e depois com Marina é tentada comigo. Essa será sim uma eleição disputada, eu reconheço. Mas nós vamos vencer, há uma onda muito grande de mudança no país. Essas pesquisas servirão de ânimo e entusiasmo até para alguns companheiros nossos que achavam que a coisa já caminhava com muita naturalidade.

No início da coletiva, concedida em seu comitê de campanha no Leblon, o candidato reafirmou compromissos com as mulheres e com a educação infantil. Aécio disse que vai estender o horário das creches até as 22h e que essa é uma demanda especialmente grande no Nordeste. O tucano também se comprometeu a garantir uma licença maternidade maior para mães que tenham filhos com algum tipo de complicação. Segundo ele, o tempo da licença nesses casos só começaria a contar a partir do momento em que o bebê sai do hospital.

Nenhum comentário: