sexta-feira, 24 de outubro de 2014

A rádio de PE, FH afirma que Lula se transformou em ‘arauto da tragédia’

• Ex-presidente negou preconceito contra o Nordeste e disse que Dilma merece ‘Nobel da incompetência’

Letícia Lins – O Globo

RECIFE — Em entrevista na manhã de ontem à Rádio Jornal do Commercio, de Pernambuco, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) acusou o ex-presidente Lula de ter se transformando em “arauto da tragédia” e afirmou que o PT adotou a tática de “demonizar os adversários” para reeleger a candidata do partido, Dilma Rousseff. FH declarou ainda que Lula criou uma “obsessão” para desconstruir as gestões tucanas e rebateu as acusações que vêm sendo feitas pelo PT, de que os tucanos “quebraram o Brasil três vezes”. Fernando Henrique criticou Dilma, dizendo que a a presidente merece um “Nobel de incompetência na economia”.

— Ela merece o Nobel de tanta incompetência na economia. Assim que deixei o governo, o Ministro da Fazenda de Lula, Antônio Palocci, veio agradecer tudo o que o meu governo fez. Nós tiramos o Brasil da moratória. Não o quebramos. Hoje, eles usam essa ideia de desconstrução do passado. Isso se tornou uma obsessão do PT e do ex-presidente Lula. Existe uma má fé impressionante da campanha de Dilma comigo — reclamou FH.

O ex-presidente acusou Lula de “jogar pedra no passado”.

— Fico triste de ver como é que uma pessoa se transformou tanto, e se transformou em arauto da tragédia. Eles dizem que o Brasil avançou aqui e ali. É natural. O país está progredindo, não está andando para trás. Não precisava ficar jogando pedra no passado.

Fernando Henrique reconheceu que as gestões petistas foram mais generosas com o Nordeste, mas alegou que Lula recebeu o país em situação melhor do que ele, o que permitiu remessa de recursos para a região. No entanto, negou que tenha preconceito contra o Nordeste, como vem sendo falado pela campanha petista, e afirmou que o discurso adotado por Dilma e Lula pode gerar ideia de separatismo:

— O meu vice foi Marco Maciel (que é pernambucano). Não tem como dizer que eu tenho preconceito contra o Nordeste. Isso não tem sentido. É simplesmente eleitoreiro e perigoso, porque é lançar uma parte do Brasil contra o Brasil.

Ele lembrou que programas sociais do governo Dilma tiveram sementes lançadas no seu governo, e que polos de desenvolvimento no Nordeste – como o complexo portuário de Suape (em Pernambuco) e o de Pecém (no Ceará) – ganharam força na sua gestão. FH admitiu que, nas campanhas eleitorais passadas, os tucanos ousaram pouco nas críticas contra o PT:

— O clima era tão pesado de críticas, que os candidatos do PSDB tinham medo de perder eleição, se defendessem o governo (do PSDB). Uma coisa errada. O Aécio Neves teve posição corajosa e enfrentou. E o resultado é positivo, porque ele está aí, competitivo — disse.

Nenhum comentário: