sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Zelito Viana - É chegada a hora de mudar

Eu acredito que a experiência de 12 anos de governo do PT já está de bom tamanho. É mais que chegada a hora de mudar. A permanência no poder gera enormes problemas. De um lado uma natural acomodação e de outro uma espécie de onipotência, ambas extremamente perigosas para a democracia. A alternância de poder é uma prática super saudável e deve ser perseguida sempre que possível.

Com o trágico acidente sofrido pelo governador de Pernambuco Eduardo Campos, seguido de uma campanha de sórdida difamação contra um ser humano com uma trajetória de vida especial como a da senadora Marina Silva, quis o povo brasileiro, após peripécias dignas de um roteirista com talento duvidoso, que a opção de mudança viesse encarnada nesta simpática e competente figura do Senador Aécio Neves.

Aécio tem demonstrado ao longo de sua extensa carreira política uma característica marcante que é sua imensa capacidade de articulação. Ocupou cargos, onde esta capacidade ficou evidente como presidente da Câmara dos Deputados e governador do complexo estado de Minas Gerais.

Em ambos saiu-se brilhantemente.

Aécio herdou do avô Tancredo Neves a difícil habilidade de ouvir, negociar e tomar decisões corretas. Tancredo que, ao longo de toda a sua imensa trajetória política nunca esteve do lado errado (exceto quando criou o PP, do que aliás se arrependeu rapidamente) ajudou a fazer de seu neto um homem de diálogo, que sempre pautou sua vida pela busca de convergências.

O Brasil vive hoje um momento muito difícil, com inflação em alta, crescimento econômico perto de zero, sem confiança de empresários e investidores, com impostos e juros estratosféricos, com escândalos de corrupção sem precedentes, submetido a uma burocracia desenfreada, politicamente dividido ao meio e, sobretudo, sem nenhum projeto de longo prazo e sem políticas públicas definidas.

Está, por conseguinte, supercarente de alguém que possa, ou pelo menos tente, unir todas as forças vivas desta nação para superar esta situação e ser assim capaz de realizar finalmente um projeto de Brasil moderno sintonizado com o século XXI.

De minha parte espero que neste projeto sejam controlados os gastos públicos, respeitados os contratos assinados, priorizadas as questões ambientais e os direitos dos povos indígenas, que seja estimulada a criação de fontes de energia renováveis, que se invista na construção de uma infraestrutura minimamente decente, que as nomeações para cargos públicos seja baseada no critério da competência e não pela filiação partidária, que se tenha consciência da importância da cultura, que se faça chegar o saneamento básico para toda a população, que toda a educação seja em tempo integral, que tenhamos mais saúde e menos violência e finalmente que as regras do jogo sejam claras e transparentes.

Acredito que o senador Aécio Neves e sua equipe serão capazes dessa façanha.

É por isso que voto nele.

Se quiser uma sugestão para diminuir ministérios, acabe com o da Cultura e leve-a de volta para a Educação de onde nunca deveria ter saído.

Zelito Viana – cineasta

Nenhum comentário: