domingo, 31 de março de 2024

Sergio Fausto* - A infame nota do PT sobre a reeleição de Putin

O Estado de S. Paulo

Fosse o partido irrelevante, a esquizofrenia entre o que prega e pratica no Brasil e as posições que defende no âmbito internacional seria assunto interno da sigla. Não sendo, o tema é de interesse nacional

A nota em que o PT felicita Vladimir Putin pela sua vitoriosa reeleição à presidência da Rússia é uma das mais infames da história do partido. O texto é efusivo. Mostra contentamento com o “feito histórico”, ressalta o “expressivo resultado” e termina com “calorosas saudações”. Desconheceriam os dirigentes do PT as condições de coerção em que se realizaram as eleições russas, a brutalidade repressiva sobre a oposição, os assassinatos e prisões de opositores e jornalistas independentes? Esqueceram-se de que o partido nasceu na luta contra a ditadura militar no Brasil, quando muitos dos que viriam a criá-lo sofreram arbitrariedades semelhantes?

Infame do ponto de vista moral, a nota é politicamente inepta. O PT colhe simpatia e votos entre setores da sociedade civil engajados em causas que a Rússia criminaliza. A lei russa prevê pena de prisão para quem exibir símbolos do movimento LGBTQIA+. Para Putin, a igualdade de gêneros destrói os valores da família tradicional. A aliança entre o Kremlin e a Igreja Ortodoxa russa lembra os tempos do czarismo.

Além de afrontar parte significativa do eleitorado simpático ao partido, a infame nota afasta eleitores de centro que votaram em Lula nas eleições presidenciais passadas. Desconheceriam os dirigentes do PT que esses eleitores foram decisivos para que o atual presidente derrotasse Bolsonaro numa eleição decidida por margem ínfima de votos? Suporiam que o conjunto da obra do partido no apoio a ditaduras amigas não terá peso em eleições futuras? Não se dariam conta de que o apoio a Putin reforça a paranoia, fomentada pela extrema direita, de que o PT na verdade quer implantar o comunismo no País? Não importa que Putin seja hoje um ídolo da direita reacionária. No mundo da pós-verdade e das fake news,a Rússia continua a ser vermelha como a União Soviética.

A nota infame é mais um sintoma de um partido com a bússola moral e política avariada, incapaz de autocrítica, intelectualmente esterilizado, pronto a seguir e ecoar o que seu líder máximo disser. Vista dessa perspectiva, a nota não discrepa da linha dominante da política externa do atual governo, em especial quando o presidente Lula a manifesta de forma espontânea, à margem do cuidado profissional do Itamaraty.

Nem sempre foi assim. Para comprová-lo, basta visitar o site da Fundação Perseu Abramo, ligada ao partido, que guarda uma longa série da revista Teoria e Debate. Entre os anos finais da década de 1980 e o início da década seguinte, intelectuais e dirigentes partidários discutiram as causas e possíveis consequências do fim do socialismo real com honestidade intelectual, sem medo do dissenso. Nas páginas da revista, não faltam críticas à “experiência socialista” na União Soviética e na China.

Ao nascer, em 1980, o PT introduziu uma nota dissonante e promissora no campo da esquerda brasileira. Tomou distância das pátrias-mães do socialismo real e ganhou maior autonomia de pensamento. Partiu em busca de um socialismo novo, que incorporasse a democracia e desse lugar a cooperativas e pequenas e médias propriedades privadas. A procura pelo novo tropeçou em muitos obstáculos. O partido não queria abdicar do socialismo e rejeitava assumir uma identidade social-democrata, por não aceitar reformas liberais que a social-democracia europeia passava a incorporar em sua agenda. Dilema difícil para um partido de esquerda, ainda em construção: como atualizar-se sem perder a identidade? O PT o resolveu apenas parcialmente. De todo modo, apesar do inconcluso debate sobre o socialismo, o partido abraçou a democracia representativa e ajudou a reerguê-la no Brasil em bases sociais e políticas mais inclusivas.

O dilema mal resolvido, porém, não desapareceu. Ressurgiu com uma visível atração pelo capitalismo de Estado na China e simpática ambivalência pela Rússia de Putin, países onde a democracia e os direitos humanos não têm vez. Detalhe

menor diante do que realmente importaria: a contraposição ao imperialismo americano, a mesma justificativa para apoiar ditaduras amigas na América Latina.

Salta aos olhos a esquizofrenia entre o que o partido prega e pratica no Brasil e as posições que defende no âmbito internacional. Aqui, a força das instituições democráticas, em geral, e a lógica eleitoral, em particular, levaram o PT a moderar sua agenda. O partido abandonou na prática qualquer aspiração socialista, como ocorreu com todos os partidos social-democratas europeus, mas sem levar às últimas consequências a incorporação da democracia como valor universal. Interrompido o debate interno, velhas ideias autoritárias encontraram seu lugar na face externa do partido.

Fosse o PT irrelevante, a esquizofrenia seria um assunto interno do partido. Não sendo, o tema é de interesse nacional, sobretudo quando o partido tem a Presidência da República e influência na política externa do País. Esta deve ser realista, mas não pode ser antagônica aos princípios e valores que defendemos como nação democrática.

*Diretor-Geral da Fundação FHC, é membro do Gacint-USP.

Um comentário:

ADEMAR AMANCIO disse...

Disse tudo,apoiado.