terça-feira, 30 de setembro de 2008

Casa de ferreiro, espeto de pau


Raymundo Costa
DEU NO VALOR ECONÔMICO

Mestre-de-obras da mais controversa aliança eleitoral de 2008, o governador tucano Aécio Neves firmou uma vitoriosa parceria com o PT, segundo até agora indicam as pesquisas de opinião, mas não foi igualmente bem sucedido na armação dos palanques de seu partido, o PSDB.

Um levantamento do desempenho eleitoral dos partidos nas 12 mais populosas cidades mineiras indica que o PSDB, por enquanto, só tem uma eleição bem encaminhada - a de Sete Lagoas, município com 221 mil habitantes situado na região metropolitana de Belo Horizonte.

O candidato em Sete Lagoas atende pelo nome de Maroca, esteve perto de ganhar em 2004 e o seu maior trunfo é ser candidato do senador Eduardo Azeredo, que assim demonstra força em um de seus principais redutos eleitorais. É a maior cidade de Minas onde o PSDB se julga virtualmente assegurado .

Os tucanos também lideram no município industrial de Contagem, segundo pesquisas realizadas no início de setembro, mas seguido de perto pelo PT, que tem grandes chances de manter a prefeitura local. O candidato Ademir Lucas vem perdendo terreno e a eleição deve ir para o segundo turno.

Com mais de 700 mil habitantes, Contagem poderia ser uma jóia na coroa do PSDB. Aparentemente, ao contrário do que se poderia esperar, não deve ser Aécio Neves o fiel da balança na eleição do município, mas o ex-governador Newton Cardoso, que é do PMDB e tem força política na região.

O PMDB, na realidade, deverá ser o grande vitorioso nas eleições de 2008 nas grandes cidades de Minas Gerais.

Um levantamento do PT indica que o partido tem boas chances de eleger os prefeitos de Ipatinga (238 mil habitantes), Uberaba (292 mil habitantes), Divinópolis (213 mil habitantes) e Montes Claros (358 mil habitantes).

Além de o prefeito Fernando Pimentel ser sócio de uma provável vitória em Belo Horizonte e Contagem, o PT também conta com um bom resultado em Juiz de Fora (mais de meio milhão de habitantes). A candidata é Margarida Salomão, ex-reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora, que cresce nas pesquisas de opinião na mesma medida em que desabam os candidatos do PSDB e do PMDB.

"Para o PSDB e o governador de Minas trata-se de uma posição vexatória o terceiro lugar nas pesquisas do ex-líder na Câmara, deputado Custódio de Matos. Em segundo, tecnicamente empatado, está o ex-deputado Tarcísio Delgado, eterno candidato do ex-presidente Itamar Franco. Ele deve apoiar Margarida na segunda rodada, se Custódio for o adversário".

Outra disputa da qual o PSDB está fora é a de Betim, um distrito industrial onde tucanos e petistas travam há décadas uma renhida disputa. O favorito das pesquisas é Rômulo Veneroso, do PV mas com o apoio do governador Aécio Neves. O PT tenta pela terceira vez reconquistar o posto, que foi seu no início dos anos 90 com a deputada Maria do Carmo Lara.

A eleição em Betim, uma zona industrial, reflete o racha do PT mineiro por causa do acordo de BH: o ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) e o prefeito Fernando Pimentel foram em dias alternados à cidade, para declarar apoio à petista.

Há uma outra derrota indigesta no horizonte do PSDB, em Uberaba (292 mil habitantes), onde o ex-ministro dos Transportes, Anderson Adauto, bate com folga o candidato tucano Fahim Sawan e deve se reeleger, apesar de seu envolvimento no escândalo do mensalão.

Quem se queixa do insucesso do PSDB em Minas Gerais é o PSDB. O governador Aécio Neves, que montou uma ampla base de apoio, acredita que sairá pessoalmente vitorioso. É possível. Para se ter uma idéia, a aliança PT-PSDB que teve em Aécio o principal mentor, que não pode ser oficializada em Belo Horizonte, está reproduzida em 164 municípios menores.

Um bom exemplo do estilo Aécio é a eleição de Uberlândia, no Triângulo Mineiro (mais de 600 mil habitantes). O candidato favorito à reeleição é o ex-deputado Odelmo Leão, do PP, um aliado do governador do Estado.

O acerto mineiro se mostra bom negócio para Aécio e Pimentel, mas ruim para o PSDB e parte do PT, que se prepara para um ajuste de contas em 2010. É cada vez mais um acerto local, com poucas possibilidade de transpor as montanhas de Minas.

Raymundo Costa é repórter especial de Política, em Brasília. Escreve às terças-feiras

Nenhum comentário: