sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Notas de campanha

Sergio Costa
DEU NA FOLHA DE S. PAULO

RIO DE JANEIRO - Os quatro primeiros colocados na eleição do Rio, vistos do lado de cá da campanha, de quem é obrigado a observá-los: Eduardo Paes (PMDB): segue o modelo Sérgio Cabral ao falar com jornalistas. Toda pergunta que lhe fazem é sempre "muito importante", mas só responde o que quer e aproveita para anunciar que vai fazer mais postos de saúde 24 horas.

Marcelo Crivella (PRB): no discurso, é bispo licenciado da sua igreja, mas não perde o jeito pastoral ao segurar as mãos do interlocutor. Já pediu a Deus que abençoasse até traficante em favela. Mora no coração de Lula, seu pastor para garantir que nada nos faltará aqui.

Jandira Feghali (PC do B): domou os cabelos, mas não o temperamento. Com um mau humor contagiante, dificilmente deixa de responder a alguma pergunta sem bater boca com o repórter. Contrariada, arranca os cabelos.

Fernando Gabeira (PV): responde com a serenidade de quem não esconde as rugas. Afinal, levou tiro na ditadura e pilotou -amarradão- trem urbano no exílio sueco, divertindo-se ao não parar em certas estações. Tem proposta para tudo e decidiu, agora, ir para o corpo-a-corpo além da zona sul. Vai de jipe -o "Gabeirão"- para o safári eleitoral na periferia. Demorou.

Qual deles vai ganhar é outra conversa. Quando ouço alguém condicionar o voto a quem tem chance, lembro logo de um antigo contínuo de redação. Ao fim de uma apuração, com jornal numa mão e a "cola" que levara para a cabine na outra, ele conferia em voz alta o resultado das urnas."Presidente: acertei; governador: errei; senador: errei; deputado federal: acertei; deputado estadual: acertei". E sério, no fim:

"Só errei dois!", exultava, enquanto sábios ao redor explodiam de rir.

Eleição, para ele, era feito loteria.

Pensando bem, faz sentido.

Nenhum comentário: