sexta-feira, 26 de setembro de 2008

PT denuncia Múcio por “abuso” do cargo


Joana Rozowykwiat
DEU NO JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Do alto do seu estratégico posto de ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro (PTB) tem percorrido o Estado levando todo o seu prestígio às campanhas dos candidatos que defende nessa eleição, mas também causando muito desconforto e indignação em alguns petistas. Eles reclamam que o ministro estaria “abusando” da sua posição no governo, alardeando que seria representante do presidente Lula no apoio a postulações que não contam com a adesão do PT e, pior, muitas vezes, são patrocinadas por siglas como DEM e PSDB. Para frear esse tipo de situação, o presidente estadual do partido, Jorge Perez, enviou um ofício ao diretório nacional, pedindo que o próprio Lula seja informado do assunto.

Pelo menos quatro cidades se queixaram formalmente de José Múcio: Jaqueira, Palmares, Condado e São João. Para provar o que estaria ocorrendo, o diretório municipal de São João enviou a gravação do guia eleitoral de rádio do município. No áudio, o ministro teria afirmado que o candidato Pedro Antonio Barbosa (PTB), cujo vice é Luiz Gonzaga (DEM), é o verdadeiro candidato de Lula, contrapondo-se a Antonio de Pádua (PSB), que tem como companheiro de chapa, Hugo Cabral (PT).

“O ministro chega anunciando que o presidente Lula mandou dizer que o candidato dele é Pedro Barbosa. Afirma que ele próprio é a pessoa que abre as portas do gabinete de Lula. Acho que ele virou porteiro agora. Ministro não é para dizer esse tipo de coisa, que confunde a população. O PT é o partido de Lula e tem outro candidato em São João”, reagiu Hugo Cabral.

Em Condado, a reclamação é a mesma. O petista José Cláudio é candidato a vice na chapa encabeçada pelo PSB e afirma que, nos dois eventos que participou na cidade, José Múcio teria se colocado como representante não apenas de Lula, mas do PT. “Temos gravado o pronunciamento dele, em setembro, dizendo que ele é o único que pode representar o PT de Lula. Isso é absurdo. Ele nunca teve nada a ver com o PT”, indigna-se. José Cláudio avalia que o ministro está sendo “infiel”, ao falar pelo presidente. “Lula devia era tirar ele da pasta”, sugere.

Mais diplomático, o presidente estadual do PT lembra que o fato de o partido estar coligado com o PTB de Múcio não significa que ele pode falar pelo partido e pelo presidente. “A aliança não autoriza essa postura, nem faz com que tenhamos que calar. Em função de uma coligação, não podemos desrespeitar limites políticos”, apontou.

Ressaltando que respeita o ministro, o dirigente alertou: “Ele não pode abusar da condição de ministro para passar informações erradas, criando situações constrangedoras para o próprio presidente. O Lula é presidente da Nação, mas é filiado ao PT, considera esse o seu partido e apóia as candidaturas do PT”. Segundo ele, as manifestações do ministro não têm anuência do presidente, tampouco do PT, claro.

Jorge Perez encaminhou a cópia do áudio do guia eleitoral de São João ao presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, para que o presidente Lula seja informado do que se passaria no Estado. Quem também se queixou do ministro foi deputado federal Fernando Ferro (PT), que já foi procurado por petistas de Itambé, Camutanga e Ibirajuba para as mesmas reclamações. “O PT tem um candidato na cidade e o ministro defende os nomes do DEM e do PSDB. E estaria dizendo que o verdadeiro PT não seria aquele da cidade. É muito desagradável”, lamenta. O JC não conseguiu entrar em contato, ontem, com o ministro José Múcio Monteiro.

Nenhum comentário: