quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Vinicius Torres Freire – Guedes e bancos na era do juro baixo

- Folha de S. Paulo

Com Selic perto do piso, política econômica e juros bancários vão ficar na berlinda

Na virada de 2019 para 2020, a taxa básica de juros terá chegado a um nível baixo o bastante para ficar quase invisível nos debates sobre a retomada do crescimento. A conversa vai mudar de rumo. Os juros bancários e a possível ou provável lerdeza do PIB serão alvos ainda mais evidentes de queixas.

O Banco Central reduziu a taxa básica, a Selic, o piso do custo do dinheiro no país, de 5,5% ao ano para 5% ao ano, nesta quarta-feira. Afora desastres, a Selic deve ir a 4,5% na próxima reunião do Comitê de Política Monetária do BC, em 11 de dezembro. Com apenas moderado otimismo, pode-se chutar que deva cair a 4% até março de 2020. A taxa real de juros ficaria então abaixo de 0,5% ao ano. Por ora, anda em torno de 1% ao ano, mínima histórica.

Quais os riscos? Uma daquelas tormentas financeiras em países ricos ou “emergentes”, um colapso no programa liberal deste governo e Congresso ou um tumulto político (desde 2013, tivemos pelo menos um por ano, com a exceção deste 2019 e olhe lá).

Mesmo sem solavancos graves, também não está escrito em pedra que os “juros do BC” cairão. Mas é o jeitão da coisa. Quais são os fatores que podem influenciar as decisões do BC, segundo o texto que comunicou a decisão sobre a Selic, nesta quarta-feira? O que pode modificar o cenário (análise do “balanço de riscos”, no jargão), levando os juros mais para baixo ou para cima?

A lerdeza da economia, seu alto nível de capacidade produtiva ociosa, e a inércia ainda podem produzir inflação abaixo do esperado (os juros continuariam a cair). Inércia: a inflação passada baixa vai pressionar menos os preços no futuro, tudo mais constante, por meio, por exemplo, expectativas e de reajustes menores de contratos e outros acordos indexados a índices de preços (de alugueis a salários).

Mas pode haver também “riscos ruins” para a inflação. Ou melhor, haveria agora nova dificuldade de projetar o futuro dos preços, dado o ineditismo da situação, de taxas de juros historicamente baixas.

Na linguagem do comunicado do Banco Central: “o atual grau de estímulo monetário, que atua com defasagens sobre a economia, aumenta a incerteza sobre os canais de transmissão e pode elevar a trajetória da inflação no horizonte relevante para a política monetária”. Esse risco aumenta em caso de confusão na economia mundial ou, ainda segundo a diretoria do BC, com a “eventual frustração em relação à continuidade das reformas e à perseverança nos ajustes necessários na economia brasileira”.

Com taxa básica real de juro a 0,5%, o BC não teria mais nada a fazer que, em tese, pudesse ter efeito no crescimento, segundo a teoria e a prática convencionais. Não se trata de dizer que essa baixa histórica de juros terá necessariamente efeito sobre o ritmo de recuperação da economia. Caso o PIB não dê sinais de vida lá pelo primeiro trimestre de 2020, Paulo Guedes vai ficar na berlinda, por bons ou maus motivos e argumentos, não vem ao caso.

Seja como for, a Selic está perto de um piso, excluída a hipótese de anormalidade ainda maior na economia brasileira. No entanto, não é assim com os juros bancários.

O custo do dinheiro para os bancos desceu também a um nível próximo do piso. As taxas para empresas e famílias continuam altas. Seja qual for o argumento para justificá-la, a aberração das taxas bancárias vai ficar mais do que nua e crua: vai ficar sem pele, assim como ficam certos devedores dos bancos.

Nenhum comentário: