sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Bruno Boghossian: A carta de princípios de Bolsonaro

Folha de S. Paulo

Presidente recicla promessas para reter apoio de policiais, conservadores e agronegócio

Os três últimos anos foram intensos para Jair Bolsonaro. O presidente gastou toda a sua energia política e a verba pública que tinha à disposição para se segurar no cargo, atacar adversários, sabotar a vacinação e passear de jet ski. Faltou força para executar um programa de governo.

O Planalto decidiu reciclar as propostas feitas pelo capitão em 2018 e na permanente campanha pela reeleição que conduziu desde então. Numa portaria publicada na quarta-feira (9), o governo informou que daria prioridade a 45 projetos no Congresso nesta reta final de mandato. A lista foi feita sob medida para agitar alguns dos principais alvos de Bolsonaro na disputa eleitoral.

O pacote inclui desde os tradicionais disparates bolsonaristas e ideias já rejeitadas até pontos da agenda econômica que foram deixados ao relento pelo próprio presidente. Estão lá itens da reforma tributária e a privatização dos Correios –uma tentativa tardia de seduzir investidores para garantir seu apoio a Bolsonaro em mais uma eleição.

O presidente também decidiu retomar investidas que foram barradas no Supremo ou travadas pelo Congresso. Num aceno a grupos conservadores, ele renovou promessas de flexibilização da posse de armas de fogo, redução da maioridade penal e regulamentação do ensino domiciliar. O governo voltou ainda a oferecer proteção jurídica a policiais que matam em serviço.

Ninguém pode acusar Bolsonaro de ter perdido o foco desde a última campanha eleitoral. Para manter a fidelidade de eleitores ligados ao agronegócio e ao garimpo, o presidente deu destaque a propostas que afrouxam a fiscalização dos agrotóxicos e limitam a demarcação de terras indígenas –além de liberar a mineração nesses territórios.

Só há consenso e vontade política para aprovar uma fração dessa agenda, mas Bolsonaro está mais interessado em jogar com as expectativas de seu eleitorado. Em vez de governar o país, o presidente prefere buscar votos com uma carta de princípios para um segundo mandato.

 

Um comentário:

ADEMAR AMANCIO disse...

Bolsonaro jogar pra galera tem um ponto positivo e outro negativo,o positivo é garantir sua ida para o segundo turno,o negativo é perder fragorosamente na reta final.