quarta-feira, 30 de maio de 2012

Em posse no TSE, Toffoli evita falar de Lula e Gilmar

Outros ministros do STF no evento também se calaram sobre caso

BRASÍLIA. Em uma sessão esvaziada, com poucas autoridades, o ministro do Supremo Tribunal Federal Antônio Dias Toffoli tomou posse ontem como ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A recente revelação de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ter pressionado o ministro do STF Gilmar Mendes a pedir o adiamento do julgamento do mensalão foi um assunto evitado. Os ministros, quando questionados sobre o assunto, preferiram o silêncio.

- Não vou comentar, não - disse Toffoli.

- Não vou falar - afirmou Ricardo Lewandowski.

Ao todo, sete dos 11 ministros do STF estiveram presentes. Dois deles - Cármen Lúcia e Marco Aurélio Mello - também são membros do TSE. Apareceram ainda o presidente do STF, Carlos Ayres Britto, e os ministros Cezar Peluso e Luiz Fux.

A vontade de não falar nada era tal que os ministros Ayres Britto e Marco Aurélio Mello, afastaram-se dos jornalistas.

A presidente Dilma Rousseff também não foi. Único ministro do Executivo presente, Garibaldi Alves (Previdência) demonstrou surpresa quando questionado se ele estava representando o governo federal.

- Ninguém mais veio? - questionou.

Informado de que era o único ministro presente, disse que estava lá informalmente:

- Vim informalmente, mas posso fazer as vezes de representante do governo.

Do Congresso, poucos apareceram. Entre eles estavam o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL). O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, também foi à solenidade.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: