quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Roberto Dias - Um país em pânico duplo

- Folha de S. Paulo

Uns se apavoram com o coronavírus, outros com Bolsonaro

O Carnaval deixou pânico no lugar da ressaca. Há gente apavorada com o coronavírus, há gente apavorada com Jair Bolsonaro e há gente apavorada com os dois, discutindo qual pânico deveria ser maior.

No caso do coronavírus, não é nos hospitais que se observam, por ora, os maiores efeitos da doença no Brasil. São mais visíveis na torrente de mensagens apavoradas seguidas por conselhos médicos falsos que circulam pelo WhatsApp e no tombo da Bolsa, jogando sombra numa recuperação que já não era grande coisa.

A infodemia do coronavírus se alastrou bem mais rapidamente do que a doença, que ainda não é classificada como pandemia. Até aqui, as pessoas infectadas pelo coronavírus no mundo são cerca de 81 mil, sendo apenas uma delas no Brasil, até onde se sabe. O que realmente não se sabe ao certo é o número de contaminados pelo golpismo, o elemento por trás do outro pânico —e a incógnita, vale notar, constitui por si só um elemento de terror.

No caso dessa desinfodemia, o propagador-chefe é o próprio presidente da República, que manda pelo celular vídeos convidando pessoas a um ato contra o Congresso e diz achar que está tudo bem.

Também aqui o prejuízo se materializa já na divulgação. Pois foi a Câmara o motor da reforma da Previdência, principal feito do primeiro ano deste governo. Não é razoável esperar dos deputados a mesma disposição para as demais tarefas.

Sem elas, sobrará apenas um país em interminável circuit breaker. Pilotando o roteiro estará gente como o ministro da Educação, que usa o feriado para documentar em vídeo seu corte de barba, e o presidente do Supremo Tribunal Federal, que um dia produziu um pacto de convivência entre os Poderes —inexistente, como ficou claro.

É difícil manter a calma com os pânicos já instalados, mas a medicina e as instituições (a despeito de seus integrantes) continuam sendo as melhores apostas possíveis nos dois casos.

Nenhum comentário: