terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Joel Pinheiro da Fonseca - A centro-direita e Lula?

Folha de S. Paulo

A lembrança do que houve de pior nos anos PT aponta riscos do novo governo

O início do novo governo Lula é —ou pode ser— um recomeço não só para o PT, como também para os seus críticos. É um desafio criar o discurso crítico de direita a esse governo. Grande parte da oposição está agarrada à histeria antipetista, vendo chavismo e comunismo em toda e qualquer nomeação. A cada ato de moderação do governo, perderão credibilidade.

A religião do antipetismo já azedou faz tempo, mas nem por isso a indignação na qual ela se baseava era injusta. Pelo contrário; a lembrança do que houve de pior nos anos PT é o que nos aponta alguns dos maiores riscos do novo governo.

O primeiro e mais imediato, sem dúvida, é a economia. A situação do Brasil é difícil e não permite aventuras como a que culminou na crise de 2014. A boa notícia é que Haddad nunca foi um populista tresloucado. Ter Rui Costa —outro quadro moderado do PT— na Casa Civil é também um ótimo sinal no que diz respeito às prioridades. Resta saber se alguma outra pasta econômica trará algum nome mais liberal para compor com Haddad.

Haddad se compromete com uma nova regra fiscal. Tudo muito bom. Ocorre que apenas falar em equilíbrio fiscal e controle de gastos é fácil; difícil é realmente cortar gastos para chegar ao equilíbrio fiscal.

A nova regra dará um norte, mas não soluciona o problema por si mesma. É necessário que grupos que hoje recebem recursos do Estado (via subsídios ou isenções) —recursos mais do que justificáveis e defendidos com argumentos razoabilíssimos— deixem de receber ou recebam menos. E ninguém sofrerá um corte calado.

O mesmo tipo de debate de ganhadores e perdedores terá que ser enfrentado se o governo fizer a prometida reforma tributária, que promete ganhos enormes para a economia se vier mesmo.

O papel de qualquer observador crítico será duplo: 1) os cortes incidem sobre quem é mais privilegiado e não sobre quem é mais vulnerável; e 2) eles são feitos de maneira que não prejudique o funcionamento do sistema econômico? Não adianta nada ter a melhor das intenções e, com elas, promover inflação, recessão e fuga de capitais.

Outro foco de preocupação é a relação do governo com Congresso. Ao longo do governo Bolsonaro, o Congresso abocanhou uma fatia muito maior do poder e do Orçamento. Com o poder de investimento do governo —que já era pequeno— agora repartido entre dezenas de deputados que tomam decisões de gasto no varejo da pequena política local, fica impossível ter qualquer uso racional desses recursos. No passado, o PT transigiu todas as normas éticas e legais para ter o Congresso a seu lado. Como fará agora com um Congresso ainda mais poderoso?

Sabemos que há uma parte do PT que é extremamente aguerrida, que não aceita partilhar o poder (nem com a esquerda) e que não prima pela qualidade técnica ou de gestão. Alguns já sabotam o governo desde o primeiro dia da transição. Dar a eles qualquer posição de destaque —permitindo, por exemplo, que minem o trabalho necessário na Educação ou no Meio Ambiente— seria uma tragédia. Mas provavelmente terão algum espaço, e pode ter certeza que irão aprontar.

Por fim, há um ponto da preocupação da direita que pode ter algum mérito: riscos à liberdade de expressão e de imprensa. A resposta ao esgoto bolsonarista não pode ser a pura repressão do discurso.

Não interessa a ninguém o naufrágio do Brasil. Lula pode corrigir erros do passado e estabelecer uma nova agenda de prioridades —algo de que carecemos desde 2010. Não faltarão motivos para criticar o governo; mas se não exorcizar o fantasma do comunismo, a direita não vai encontrá-los.

 

2 comentários:

Anônimo disse...

Tudo bandido processado por corrupção dificilmente encontrará o ministro com ficha limpa Lula ladrão seu lugar é na prisão

ADEMAR AMANCIO disse...

Não entendi o finalzinho.