terça-feira, 8 de setembro de 2015

Vinicius Torres Freire - Dilma estava viajando

• Governo diz que viu a crise apenas no fim de 2014, mas o monstro fora gestado e parido antes

- Folha de S. Paulo

No fim da campanha eleitoral de 2014, o mundo era outro. Foi então que o governo percebeu a gravidade da crise, segundo Aloizio Mercadante contou à Folha, neste domingo.
Antes disso, as notícias de crise e degradação econômicas eram "guerra psicológica", como disse a presidente Dilma Rousseff em sua mensagem de fim de ano de 2013.

"Estávamos numa intensa campanha presidencial, debatendo, viajando, fazendo e, quando você chegou no fim da campanha, o mundo era outro", disse o ministro da Casa Civil. A queda rápida do preço das commodities "impactou muito as finanças públicas".

Foi o que disse Dilma Rousseff em entrevista que concedeu faz duas semanas. "Nós levamos muito susto. Nós não imaginávamos. Primeiro, que teria uma queda de arrecadação tão profunda. Ninguém imaginava." Para a presidente, a crise ficou evidente em novembro.

Como em tantas lendas e neuroses, essa história tem relação com parte da realidade. Mas o governo começou a estourar as suas contas, entre tantos estouros, em 2012.

A receita de impostos do governo não crescia no primeiro semestre de 2014, em relação ao ano anterior. Ocorrera coisa parecida no primeiro semestre de 2013. O governo talvez tenha chutado que "vai dar tudo certo outra vez". Não deu. Em novembro, quando a presidente voltava da viagem da campanha eleitoral, a receita acumulada no ano cairia mais de 3% ante 2013.

A receita não crescia até maio, mas os gastos cresciam já 4,8%, em termos reais, descontada a inflação; daí em diante, o governo pisaria no acelerador. Ao fim do ano passado, os gastos cresceriam 6,1%; a receita diminuiria 3,7%.

O superavit primário caía de modo suspeito desde meados de 2012 (primário: receita menos despesa, afora gastos com juros). A partir de 2013, desceu ladeira abaixo, muito aquém do mínimo necessário para estabilizar o crescimento da dívida pública (então 2%, ao menos): baixou de 2% do PIB em janeiro de 2013 para 1% em meados de 2014.

Isso nada tem a ver com preço de commodities, seca e Lava Jato, os bodes do apocalipse conjurados pelo governo para explicar a ruína.

Também óbvio, a economia em marchinha forçada de Dilma 1 dava faz tempo sinais de que iria explodir, como uma caldeira bufando. Note-se de passagem que o governo de moto próprio criara várias despesas novas, muitas delas permanentes.

A economia estava inflacionada (IPCA em torno de 6% por anos, maquiado por tabelamento de preços de energia e desonerações de impostos). Isto é, viria alta de juros (mais deficit do governo). Matavam-se mais vacas leiteiras de impostos da indústria, que competia com preços de um mundo em deflação. O deficit externo cresceria de 2% do PIB para mais de 4% do PIB nos anos Dilma 1, o que por sua vez alimentaria a depreciação do real, mais lenha para a inflação e juros.

Por fim, a própria redução do superavit primário em ambiente já de baixo crescimento induziria o aumento da dívida pública, outra pressão sobre as taxas de juros.

Essa controvérsia parece apenas ter interesse histórico, acadêmico, talvez político e judicial ("pedaladas"). Só que não.

Não faz dez dias, o governo estava tentado a voltar ao mundo da fantasia da sua lenda fiscal.

Nenhum comentário: