quarta-feira, 9 de novembro de 2011

PDT ameaça deixar base se Lupi for demitido

O PDT ameaça deixar a base do governo de Dilma Rousseff se o ministro Carlos Lupi (Trabalho) for demitido. Lupi é alvo de denúncias sobre convênios com ONGs de fachada. "Para me tirar, só abatendo a bala", disse o ministro. A ameaça do PDT se dá no momento em que a governo tenta aprovar a Desvinculação das Receitas da União, que lhe permitirá gastar R$ 62 bilhões em 2012 de forma livre

Maioria do PDT ameaça deixar a base se Lupi cair; "Só saio à bala", desafia ele

Em reunião inicialmente tensa com parlamentares, ministro se explica e consegue apoio, apesar de 3 integrantes terem pedido apuração de denúncias e até afastamento

João Domingos e Tânia Monteiro

BRASÍLIA - Na véspera da votação da Desvinculação de Receitas da União (DRU), a maioria da bancada do PDT emparedou a presidente Dilma Rousseff e anunciou que, se o ministro Carlos Lupi (Trabalho) for demitido, a legenda sai da base do governo. "Caso o ministro Lupi saia, o PDT também sai do governo", afirmou o líder do partido na Câmara, Giovanni Queiroz (PA). A manifestação da liderança ocorreu um dia após alguns integrantes do PDT terem pedido que a Procuradoria-Geral da República e a Polícia Federal investiguem suposto esquema de corrupção no ministério.

Lupi vem enfrentando uma série de denúncias sobre a assinatura de convênios da pasta com ONGs de fachada e cobrança de propinas dessas entidades.

Na terça-feira, 8, o ministro foi provocativo ao falar de sua permanência no governo. "Para me tirar só abatido à bala - e precisa ser bala forte, porque eu sou pesadão." Lupi foi além e disse que não deixará o cargo nem na futura reforma ministerial. "Duvido que a Dilma me tire. Ela me conhece há 30 anos", disse ele, logo depois de uma reunião com a bancada de parlamentares do PDT em que apresentou suas defesas a respeito dos convênios.

O PDT aproveitou-se do momento delicado vivido pelo governo para dar o ultimato. O partido tem 26 deputados e cinco senadores. Para aprovar a DRU, o governo precisa de 308 votos na Câmara e 49 no Senado, em duas votações em cada Casa. Os cálculos mais otimistas do governo são de que terá por volta de 328 votos na Câmara. Se perder os 26 do PDT, adeus DRU. A desvinculação permitirá ao governo gastar R$ 62 bilhões no ano que vem de forma livre.

No Palácio do Planalto a avaliação pela manhã era de que a situação do ministro era relativamente tranquila, visto que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse que não havia nada contra ele. As denúncias, até agora, são consideradas frágeis, de acordo com o Planalto.

Mas as declarações de Lupi surpreenderam o governo. Auxiliares de Dilma avaliaram que Lupi repete o ex-ministro Nelson Jobim (Defesa), que caiu por causa de afirmações tidas como sinal de desobediência.

Tensão. A reunião de Lupi com os parlamentares começou tensa, mas foi mudando com o passar do tempo. O ministro comunicou ao deputado Antonio Reguffe (DF) e ao senador Pedro Taques (MT) que aceitava o fato de eles - juntamente com o deputado Miro Teixeira (RJ) - terem ido à Procuradoria-Geral da República pedir investigação das denúncias contra ele por considerar que o PDT é um partido democrático, com pluralidade de ideias. Mas, segundo Lupi, os parlamentares agiram com atraso, porque ele mesmo já pedira antes a apuração das denúncias, também ao procurador-geral.

Lupi afirmou ainda que no domingo tinha sido procurado por Miro Teixeira - ausente da reunião de terça-feira. O deputado lhe disse que assinaria um requerimento para que a PGR abrisse as investigações. "Eu respondi: você vai chegar atrasado, porque também estou pedindo isso". Quando falou a respeito de Lupi, Brizola Neto fez a mais veemente defesa de Lupi: disse que o PDT era o alvo dos ataques. A partir daí todos os presentes se solidarizaram com o ministro.

Licença. Ao deputado Reguffe restou defender a licença de Lupi durante as investigações. "Seria uma forma diferente de enfrentar as denúncias. Em vez de resistir, pedir licença e deixar que as investigações sejam feitas", disse o parlamentar. Só foi acompanhado pelo senador Pedro Taques.

FONTE: O ESTADO DE S. PAULO

Nenhum comentário: