A
inoperância do governo federal transborda e agrava o sofrimento social. Alguns
ministérios cuja ação seria essencial pegaram a covid-19 e estão em isolamento
por tempo indeterminado.
Repetitivo
lembrar que o plano nacional de imunização não tem vacinas ou mesmo seringas. E
ainda aguardamos as deliberações do comitê de crise, sob comando da Casa Civil.
Do
Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, nada se ouve falar,
apesar do estresse vivido pelas famílias por conta da crise no mercado de trabalho,
do confinamento social em moradias precárias, dos problemas de saúde e das
escolas fechadas.
Não
podemos nos enganar com os números de queda expressiva na violência doméstica
(-27%), na ameaça contra a mulher (-33%) e na violência contra vulneráveis
(-50%), entre março e maio em relação ao ano passado. Há grande subnotificação
de casos por conta do isolamento social combinado à falta de acesso digital aos
canais de denúncia.
Provavelmente, o problema é maior no Brasil, a julgar pela experiência mundial. Por exemplo, a Colômbia, com boletins semanais, registrou aumento de 92% nas chamadas de denúncia de violência contra a mulher entre abril e início de dezembro. Na Argentina, o aumento foi de 25% entre abril e outubro. A propósito, o cuidado em coletar e divulgar as estatísticas atualizadas já diz muito dos governos.
A
elevada subnotificação aqui revela não apenas problemas de exclusão digital,
mas certamente a falta de empenho para ampliar os canais de denúncia, como
fizeram outros países. Os canais criados para encontrar os “invisíveis” e
conceder o auxílio emergencial poderiam ter sido utilizados também para esse
fim.
Os
países lidaram com o problema do aumento da violência contra mulheres e
vulneráveis, durante a pandemia, ampliando tempestivamente os serviços públicos
em várias frentes, como o reforço no disque-denúncia, atendimento pelo WhatsApp
em tempo integral, garantia de renda para mulheres em vulnerabilidade,
campanhas de conscientização, ampliação de vagas em abrigo e parcerias com a
sociedade civil. Argentina, Uruguai, Colômbia e Chile adotaram políticas dessa
natureza. Não faltou esforço. Na Argentina, onde já começou a vacinação, foi
feito o programa Barbijo Rojo, em que atendentes de farmácias, ao ouvirem o
pedido por “máscara vermelha”, ajudam a vítima, colocando-a em contato com o
disque-ajuda.
Não
faltaram alertas de especialistas e recursos financeiros. Mesmo assim, o MMFDH
é inoperante. A lista de medidas é extensa, mas inócua. O silêncio da ministra
em meio aos casos recentes de feminicídio diz tudo.
Na
Educação, o ministro Milton Ribeiro se exime de qualquer responsabilidade pelo
desastre do ano letivo perdido, que, para ele, é assunto de Estados e
municípios. Em entrevista ao Estadão, afirmou que a pasta deve apenas repassar
recursos e divulgar protocolo de segurança. Se a família não tem acesso à
internet, isso é “para um outro departamento”.
A
crise na educação amplia o abismo entre os estudantes pobres e ricos, enquanto
a interrupção de atividades que dependem de fluxo de pessoas aumentou a
desigualdade, por conta do desemprego dos trabalhadores pouco qualificados,
principalmente os jovens que têm nessas atividades a porta de entrada no
mercado de trabalho.
Mesmo
passada a pandemia, haverá provavelmente aumento da evasão escolar, com graves
consequências no desenvolvimento e empregabilidade desses indivíduos. Pode-se
esperar também um aumento do número de jovens “nem-nem” (nem trabalha, nem
estuda). Eram 22% das pessoas entre 15 e 29 anos em 2019; 32% para mulheres
pretas ou pardas. Quase 72% deste grupo estavam nos 40% mais pobre da
população.
A
falta de perspectivas dos jovens alimenta a maternidade prematura e a entrada
no mundo do crime. O desalento de jovens não parece preocupar Ribeiro e
Damares.
Uma
triste lição desta crise é que a máquina pública, com poucas e importantes
exceções, funcionou mal. A estabilidade do funcionalismo não blindou o País do
governo inepto e omisso.
Vamos
encarar nossas fraquezas para construirmos um futuro melhor.
*Consultora e doutora em economia pela USP
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