terça-feira, 31 de maio de 2011

Palocci: Oposição vai insistir em instalar CPI

Isabel Braga

No Senado e na Câmara, tentativas de convocar Palocci para depor

BRASÍLIA. A oposição retoma hoje a estratégia de tentar convocar o ministro Antonio Palocci (Casa Civil), seja nas comissões permanentes ou por meio de CPI mista nas duas Casas, para que ele explique seu aumento patrimonial e sua atuação como consultor. Os oposicionistas contam com fatos novos para convencer parlamentares governistas a assinar. Eles não conseguiram ainda assinaturas suficientes para criar a CPI.

Até agora, na Câmara, pouco mais de cem deputados, segundo os coletores, assinaram o pedido de CPI. No Senado, o requerimento tem assinaturas de 18 senadores - 11 do PSDB, 4 do DEM, 2 do PSOL e a do peemedebista Jarbas Vasconcelos (PE). O senador Clésio Andrade (PR-MG) retirou seu nome, e o senador Itamar Franco (PPS-MG), doente, não assinou. São necessárias 171 assinaturas de deputados e 27 de senadores.

O líder do DEM na Câmara, ACM Neto (BA) explica que a oposição decidiu não divulgar os nomes dos que assinaram na Câmara para evitar que o governo pressione. A estratégia desta semana, diz ACM Neto, é manter a ofensiva para que Palocci se explique. A oposição apresentou requerimentos de convocação de Palocci na maioria das comissões. Na semana passada, cinco deles foram derrotados.

- A gravidade dos fatos e a necessidade de explicações continuam. Vamos manter a ofensiva em pelo menos cinco comissões, tentar ações surpresa contra o rolo compressor do governo e obstruir votações, se necessário - disse ACM Neto.

Para o líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), fatos dos últimos dias podem fazer com que alguns senadores cumpram a promessa de assinar a CPI:

- A instauração do inquérito pelo Ministério Público, a resposta retórica de Palocci ao procurador, sem apresentar empresas nem o conteúdo das consultorias, podem levar senadores a assinar a CPI.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: