Correio Braziliense
Lula não apresentou ainda um programa de
transição para a economia verde, potencial existente no país; pelo contrário,
ressaltou a subordinação da questão ambiental ao imediatismo econômico
Um dos pais da democracia norte-americana,
Alexander Hamilton dizia: “A maior parte dos homens que subverteram a liberdade
das repúblicas começaram sua carreira cortejando servilmente o povo; começaram
como demagogos e terminaram como tiranos”. A frase emblemática frequenta a
nossa crônica política desde os primórdios da República e serve de advertência
toda vez que um governante coloca a questão democrática em segundo plano e
flerta com um apelo às massas para alcançar seus objetivos. No caso brasileiro,
desde a Proclamação da República, todos que enveredaram por esse caminho
fracassam. O mais bem-sucedido, Getúlio Vargas, tirou a própria vida, no
Palácio do Catete, em 1954, para não ser deposto.
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, é o exemplo pronto e acabado do demagogo que virou ditador na América do Sul. A recepção que lhe foi dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao relativizar as violações de direitos humanos e a falta de democracia no país vizinho, transformou-o em espelho do que poderia vir a ser o rumo político de Lula, não fosse o Brasil um país com instituições republicanas bem mais sólidas do que as da Venezuela. Lula não pode fazer o que quer, quando quer e como quer, as contingências o impedem.
No encontro dos presidentes da América do
Sul, Lula deu um tiro no próprio pé ao relativizar o autoritarismo de Maduro e
foi flanqueado à direita, pelo presidente do Uruguai, Lacalle Pou, e à
esquerda, por seu colega do Chile, o jovem Gabriel Boric, um socialista, que
denunciaram as violações de direitos humanos e as fraudes eleitorais no país
vizinho. O efeito foi corrosivo para a imagem de Lula e sua política externa,
que não conta com consenso político e social amplo. Além disso, deu às
oposições de extrema direita e de direita uma narrativa convergente à dos
setores de centro que apoiaram Lula no segundo turno e estão cada vez mais
críticos e decepcionados com o seu governo.
Entretanto, não é correto deduzir que Lula
faz um mau governo, no sentido de que não cuida do bem comum, como diria o
mestre Norberto Bobbio. O aumento do salário mínimo, das aposentadorias e do
Bolsa Família, promessas de campanha, são mais relevantes do que os ataques
verbais à taxa de juros, que está realmente alta para gregos e romanos, que
precisam pagar suas contas ou investir. A aprovação do novo arcabouço fiscal,
que estabelece regras claras para os gastos públicos, mesmo com as ressalvas de
seus críticos, oferece um novo paradigma para a economia, que não saiu do
controle. A inflação está em queda e a atividade econômica em franca
recuperação.
Nesse quesito, o problema não é o curto
prazo, mas o projeto estratégico para a economia brasileira. Lula não
apresentou ainda um programa de transição da economia de carbono para a
economia verde, que corresponda ao potencial existente no país; pelo contrário,
a polêmica em torno da exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas, que é uma
região da costa brasileira e não a boca do rio em si, ressaltou a subordinação
da questão ambiental ao imediatismo econômico, num projeto que exige altos
investimentos e pode se tornar um grande mico daqui a 20 anos.
Carbono zero
Essa é, sim, uma questão que pode desaguar
num mau governo, porque parece priorizar a escala de investimentos no consumo
em detrimento dos resultados econômicos de longo prazo. Em entrevista ao
Estadão, na quarta-feira, o escritor e cientista político Jorge Caldeira,
biógrafo do Barão de Mauá e autor da História da Riqueza do Brasil (Estação
Brasil) — uma releitura de intérpretes do nosso desenvolvimento, como Caio
Prado Junior e Celso Furtado —, advertia que a antiga busca dos países
desenvolvidos de crescer a qualquer custo está perdendo espaço para o
planejamento a longo prazo, com foco em zerar a conta de carbono.
Segundo Caldeira, o plano estratégico
brasileiro segue no caminho contrário ao priorizar o gasto público como forma
de desenvolvimento. “Esse é um método que não é aplicado mais em lugar nenhum
do planeta. Isso é o atraso brasileiro.” O escritor é um dos que destacam a
importância do Convênio de Taubaté para a industrialização do Brasil. Realizado
em 1906, pelos governadores dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de
Janeiro, na cidade paulista de Taubaté, seu objetivo foi garantir a
rentabilidade da cafeicultura brasileira. À época, o presidente Rodrigues Alves
não se dispôs a assumir o ônus dessa política, cabendo a cada um dos estados a
compra do café excedente. Com a eleição de Afonso Pena, o governo federal
encampou a compra de estoques reguladores, o que deu grande impulso à economia
brasileira, até a Grande Depressão de 1929.
O Convênio de Taubaté criou condições para
que os cafeicultores paulistas investissem na industrialização, ultrapassado os
limites do patrimonialismo que sempre caracterizou as nossas elites econômicas
e políticas. Esse exemplo histórico serve para o nosso agronegócio, que lidera
a retomada do crescimento da economia e tem condições de investir fortemente na
segurança ambiental e na economia verde. Tanto na produção agropecuária
propriamente dita quanto na geração de energia limpa e na produção de
biocombustíveis, para zerar a nossa conta do carbono, juntamente com o combate
ao desmatamento. Temos tecnologia para produzir mais e melhor com menos área
ocupada, na agricultura e na pecuária; falta-nos uma política e legislação para
compra e venda de créditos de carbono. E uma reaproximação entre o governo Lula
e o agronegócio moderno, em bases estratégicas, para derrotar as forças do
atraso no Congresso.
2 comentários:
Falou!
Enquanto isso, do outrolado do mundo:...
https://www-socialistparty-ie.translate.goog/2023/04/review-marx-in-the-anthropocene-by-kohei-saito/?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt
Não é para concordar ou discordar. É só saber.
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