terça-feira, 6 de março de 2012

A primeira versão do manifesto dos deputados do PMDB

Ao presidente senador Valdir Raupp, com cópia para o vice-presidente da República Michel Temer, o líder deputado Henrique Eduardo Alves e o líder senador Renan Calheiros,

O PMDB é o maior partido do Brasil, partido com o maior de governadores e senadores. Tem a segunda maior bancada federal e conta com o maior número de deputados estaduais e prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

É um partido construído na luta pela democracia, pela modernização do Estado brasileiro e tem como base essencial o municipalismo. A grande maioria dos seus quadros vem da mobilização municipal, com um histórico de grandes projetos realizados nos municípios e no Estados em que governa.

Esse PMDB - que hoje tem o vice-presidente da República - encontra dificuldades crescentes para o seu fortalecimento político e nas alianças que têm hoje com o Partido dos Trabalhadores, particularmente com o governo federal. E em todo o processo de decisão das políticas do governo federal, onde não passam pela discussão, o debate, com os partidos da base e com o próprio PMDB.

As dificuldades vão além. Hoje o partido não consegue promover avanços. Nós estamos vivendo numa encruzilhada, onde o Partido dos Trabalhadores se prepara com ampla estrutura governamental para tirar do PMDB o protagonismo municipalista e assumir seu lugar como o maior partido de base municipal no País.

É uma relação desigual, injusta com a história e a parceria que o PMDB sempre tem prestado ao Partido dos Trabalhadores, desde que integra sua base do governo, a partir de 2007, no segundo mandato do governo Lula e, mais ainda, na postura serena e digna do vice-presidente da República Michel Temer.

No entanto, na sua pauta de decisão e decisões maiores, o PMDB não tem participado e é visível o esforço do governo para fortalecer o Partido dos Trabalhadores.

Diante disso, nos propormos no Encontro Nacional das Bases Peemedebistas, para o dia 25 de abril, em Brasília, onde os representantes dos municípios, vereadores, prefeitos, presidente de diretórios de todo o País possam vir a Brasília participar do debate, visando uma retomada na mobilização municipalista com vistas às eleições de 2012.

Nenhum comentário: