segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Miguel de Almeida - A criação da direita religiosa

O Globo

A provável assunção de André Mendonça como ministro do STF faz parte de uma sedição urdida ainda na década de 1960. Por trás da indicação de alguém “terrivelmente evangélico”, esconde-se a reação de alguns bispos católicos à modernização pregada pelo Concílio Vaticano II.

Enxergaram ali uma guinada intolerável na Igreja.

Em oposição às ideias saídas do encontro convocado pelo Papa João XXIII, houve uma união inédita entre bispos conservadores, teólogos e ativistas moralistas. E ainda políticos oportunistas. Por rejeitar uma sintonia da religião com uma postura em defesa da justiça social, menos vetusta (o abandono do latim nas missas…), os descontentes iniciaram um processo reacionário de tomada do poder em todos os níveis da sociedade. Touché: décadas depois, vemos a ocupação de espaço político no Congresso, na mídia e na Justiça.

O recém-lançado livro do professor Benjamin Cowan, “Moral majorities across the Americas: Brazil, the United States, and the creation of the religious right”, traz toda a história da reação conservadora, com nomes aos bois e documentos, além de seguir as relações dos sediciosos brasileiros com os americanos. Sim, as vitórias do Bozo e de Trump seguem um roteiro ideológico traçado pelos militantes moralistas ali nos sessentas do século passado. É de fato um troço transnacional. Bem sabe o Mourão ao suar pela Universal em terras africanas.

Os nomes dos principais bois: os bispos Geraldo de Proença Sigaud e Antônio de Castro Mayer, depois aliados (financiados também) por Plínio Corrêa de Oliveira, fundador da TFP (Tradição, Família e Propriedade). Em documentos levantados por Cowan, observa-se a construção de um discurso político-religioso capaz de juntar católicos tradicionalistas, evangélicos conservadores, protestantes e militares brasileiros.

Cada um dos grupos tem suas idiossincrasias e interesses, porém a junção resulta numa salada à base de fake news, hipocrisia e desejo autocrático. De um lado, há o ódio à modernidade, representada pelo ecumenismo, pela liberdade de escolhas e de costumes; de outro, a tentativa de manter o controle sobre a vida e a consciência alheias. Vale lembrar que o mercado acabara de inventar o jovem com suas vontades e contestações (o sexo livre e a minissaia são problemões…).

A melhor arma, portanto, é o medo. Instaurá-lo em meio à ingenuidade da população menos instruída. Inspiram-se no passado, quando a tática deu resultados: a figura do demônio consumindo os pecadores no inferno; o Deus onisciente capaz de vigiar até seus pensamentos.

E houve então a criação do bode. No caso, o comunismo. Inicia-se a retórica do perigo vermelho como ameaça à família, aos valores cristãos (discurso compartilhado pela direita americana). Da destruição do lar papai e mamãe pela esquerda, passa-se para a guerra cultural, outro campo visto como arena da modernidade.

Os carolas enxergam a pornografia, a mudança de costumes, até as drogas como elementos capazes de desestabilizar o mundo sonhado pelos conservadores. Miram um retorno a um passado idealizado, localizado na Idade Média! Os integrantes da TFP se vestirão com batas de inspiração medieval, mas seus cortes de cabelo se assemelham (oh, meu deus) aos balillas de Mussolini.

Os milicos golpistas de 1964 encampam logo alguns dos ódios dos tradicionalistas moralistas. Contrários ao ecumenismo, à secularização, à justiça social pregada pelo clero progressista (embora esse discurso venha direto de Jesus Cristo), antiestatistas e, depois, neoliberais.

A bagunça dos militares saiu fora do desenho dos moralistas. Embora avidamente estatizantes, mas abraçados ao capitalismo, entre outros setores, incentivam a cultura de mercado, como a indústria cinematográfica e a música popular brasileira (criam legislação e incentivos específicos). Com esse descuido, o gênio sai da lâmpada — a fornada de contestadores, alguns claramente sátiros (Chico, Mautner, Taiguara, Caetano, Odair José), ou… as grandes bilheterias das pornochanchadas, como “A virgem e o machão” ou “A dama da zona”. (O funk carioca é neto dessa turma...).

Para causar um pânico moral, os ativistas moralistas, como Sigaud e a TFP, forçam a barra e juntam liberação sexual e revolução de costumes à esquerda. Outra lorota. Logo viriam as campanhas contra o aborto e a liberação de armas.

Pensando bem, a conta não fecha. Não importa. Ponha a culpa nos malditos comunistas.

 

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