O Estado de S. Paulo.
A principal se refere ao sistema institucional que resistiu às ameaças de golpe contra a Constituição e a democracia
Pouco adianta nos queixarmos sobre o muito
que perdemos nos últimos três anos, quando podemos felicitar-nos pelo que
aprendemos enfrentando a crise de governo. Foi esta crise política que cerceou
a capacidade de resposta do sistema de combate à pandemia, que, por sua vez,
repercutiu negativamente sobre a estabilidade e o crescimento da economia.
A principal lição diz respeito à
resiliência de nosso sistema institucional que, com todas suas deficiências,
resistiu às seguidas ameaças de golpe contra a Constituição e a democracia
representativa. A despeito da prevalência das desigualdades, apesar das
discriminações e da disseminação do ódio, as tentativas de supressão das liberdades
fundamentais foram rechaçadas, como foi o caso dos ataques ao voto secreto e à
vigência da Constituição.
Outra lição foi a manifestação da capacidade dos brasileiros para impor a adoção de uma ampla cobertura vacinal, apesar de todos os obstáculos e omissões do Executivo federal. O movimento nacional em defesa de medidas de proteção contra a disseminação da covid-19, fortalecido e legitimado pelo Sistema Judiciário e apoiado nas prerrogativas da federação, foi vitorioso, e o desempenho da sociedade brasileira é hoje exemplo para o mundo.
Tivesse o Executivo brasileiro a
prerrogativa de decidir, como na França ou no Reino Unido sobre a definição e a
implementação das políticas públicas para toda a União, imagine-se o que teria
sido do povo brasileiro, diante do alastramento da infecção, abandonado à sua
própria sorte, e constrangido a submeter-se a experimentos e prescrições
equivocadas.
Outra lição foi a mudança de atitude entre
partidos e candidaturas, por oposição à campanha eleitoral de 2018. Em vez de
se digladiarem em batalhas que aguçam a fragmentação das candidaturas de
centro, forçando uma escolha por rejeição, partidos e candidatos têm conversado
entre si. Primeiro para tomar o pulso uns dos outros, já que nada se tem visto
de algo parecido com uma convergência entre expectativas e propostas. Mas hoje
essas conversas chegam perto do que se poderia chamar uma negociação, o que
abre uma fresta, mesmo pequena, para a formação de uma aliança formal em torno
de uma agenda comum de políticas e de compromissos com um futuro governo.
Outra lição, ainda pouco discutida, é de
como medidas meramente casuísticas, adotadas para fugir de novas exigências
legais, podem se transformar em incentivos para a adoção de condutas políticas
mais construtivas. Refiro-me à legislação que permite criar “federações” de
partidos, tornando possível a sobrevivência daqueles que não satisfazem ao
requisito de desempenho eleitoral mínimo. Partidos nanicos, condenados a
crescentes restrições desde 2018, e atingidos pela extinção das coligações
parlamentares, poderão evitar essas restrições mediante a formação de uma
federação. Trata-se, claramente, de uma medida que permite fugir a punições.
Entretanto, um efeito colateral é que essa
legislação cria um incentivo para uma convivência forçada entre grupos
políticos com um mínimo de convergência, para uma atuação conjunta além da
eleição. Correntes políticas dessas dimensões, se não fossem beneficiadas pela
excessiva permissibilidade de nossa legislação partidária, teriam apenas a alternativa
de aderir a partidos já existentes e, com isso, submeter-se à condição de
minorias.
Para funcionar, entretanto, é necessário
que os dispositivos federativos dessa legislação garantam a equidade entre
legendas participantes. Para funcionar como um incentivo à criação de partidos
mais competitivos, a federação tampouco poderia limitar-se a quatro anos de
existência. O mínimo que se pode esperar de uma federação de partidos é que
concorra em pelo menos duas eleições.
Temos observado uma movimentação crescente
entre setores da opinião pública no sentido de tentar influir no processo
sucessório, normalmente dominado pela elite política. Setores da elite
empresarial, que habitualmente atuam nos bastidores, têm vindo a público para
tomar posição. O mesmo ocorre entre organizações de profissionais. Um dos
aspectos que me chama mais atenção, em alguns desses movimentos, é a pressão
para que partidos e candidaturas tornem públicas suas agendas, em vez de se
movimentarem exclusivamente em torno de nomes. Que isto sirva de lição para a
elite política: o eleitor começa a não aceitar mais que as candidaturas definam
suas prioridades, sem ouvir a Nação, que fica relegada a um papel secundário.
Finalmente, quero salientar uma lição
fundamental: a falta que faz um governo que governe. O atual presidente jamais
chegou a definir uma agenda clara e coerente, e frequentemente agiu em
detrimento das iniciativas oriundas de seu próprio governo, sobretudo na
política econômica e na gestão pública em geral. As repercussões dessa omissão
sobre o combate à pandemia e a repressão à corrupção foram desastrosas.
Talvez se possa tomar a lição dos futuros
candidatos, com duas perguntas singelas: para onde você vai e como pretende
chegar lá?
*Senador (PSDB-SP)
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